Com o objetivo de diminuir os custos da empresa com deslocamentos entre suas unidades do interior de São Paulo e de unificar a comunicação entre seus profissionais, os Correios decidiram implementar uma plataforma de UC&C (Comunicação Unificada e Colaboração) em sua infraestrutura de telefonia.
Por meio de concorrência pública, a NEC foi selecionada para fornecer a solução Univerge aos Correios e migrar o sistema anterior para VoIP, interligando 19 localidades dos Correios no interior do estado de São Paulo, área denominada na empresa como diretoria regional de São Paulo interior.
O projeto pioneiro dentro da organização dos Correios em todo país contou com a instalação do software da NEC e de terminais que permitem completa mobilidade entre as regionais.
Com investimento de R$ 4 milhões, o projeto tem vigência de 60 meses e envolve garantia do sistema, suporte e manutenção contratados.
Segundo Jair Rodrigues de Freitas, gerente de Tecnologia dos Correios na Macrorregião, um dos principais benefícios do projeto foi a redução de custos nas ligações de longa distância.
“Agora, todas as ligações entre as 19 localidades e também para as 22 localidades da diretoria de São Paulo metropolitana, bem como para Brasília, são realizadas com a tecnologia VoIP”.
Outro ponto positivo da solução, na visão de Freitas, é o controle de ligações, possível por meio da definição dos perfis de usuários e as respectivas senhas.
“Desta forma, com a ajuda de um software de gestão, conseguimos acompanhar os gastos por centro de custo. A plataforma contém, ainda, um sistema de comunicação unificada que permite a instalação de salas de áudio e videoconferência para a realização de reuniões e trabalho colaborativo”, explica Freitas.
Os recursos da solução incluem áudio, vídeo, web conference, apresentação de documentos, compartilhamento de arquivos, integração com e-mail, gerenciamento remoto, tudo a fim de promover a colaboração com simplicidade.
A implantação do projeto nos Correios aconteceu de forma gradual, com início em março e término em novembro de 2015.
A experiência atinge hoje 2.206 usuários da plataforma. Esse número pode totalizar 2.880 pessoas no futuro.
Na América Latina, a NEC oferece soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. A NEC também desenvolve na região projetos para cidades inteligentes, broadcasting e segurança integrada.