Contratos de comercialização com assinatura digital pela CCEE será discutido em São Paulo

A Certisign, Autoridade Certificadora que atua na América Latina e especialista em Identificação Digital, apresentará no ECMSHOW o caso de sucesso da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. A palestra será realizada no dia 1º de setembro, às 12h.
 
A instituição modernizou o sistema de assinaturas de Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado – CCEARs por meio de uma parceria com a Certisign, que desenvolveu o Portal de Assinaturas CCEE, onde esses e outros documentos podem ser assinados digitalmente por meio do Certificado Digital ICP-Brasil.
 
O uso da solução da Certisign eliminou a necessidade da assinatura biométrica, que era exigida no processo antigo. “Com o uso do Certificado Digital ICP-Brasil no Portal, os contratos são formalizados com total validade jurídica. Não há mais necessidade de uso de tablets para a assinatura desses documentos e nem o comparecimento presencial de agentes à sede da CCEE para o cadastro da biometria”, explica Gilson Cecchin, gerente executivo da área de Cadastros & Contratos da CCEE. Outra vantagem é que os agentes podem acompanhar o status do contrato online, do início ao fim do processo.
 
Em seis meses, foram assinados aproximadamente 6 mil contratos, sendo a maior parte referente aos 17º e 18º Leilões de Energia Nova. “Estamos falando de R$ 43 bilhões reais, 1.932 MW médios em energia atrelada e o envolvimento de 141 empresas. Para sustentar essas operações, precisamos contar com uma tecnologia segura para a tramitação de todos os contratos”, completa.
 
O uso do Certificado Digital e do Portal para assinar esses contratos gerou uma economia de 35% para a CCEE devido à redução do uso de papel, deslocamentos e autenticações. “Antes do Portal de Assinaturas CCEE, a formalização de um contrato demorava, em média, quatro dias. Agora, finalizamos em apenas 1”, finaliza Cecchin.