Consumidores responsabilizam empresas por violação de dados on-line, diz pesquisa

Violação de dados on-line faz parte da lista de preocupações dos consumidores de serviços e produtos na internet. Um estudo da Gemalto, empresa especializada em segurança digital, mostra que usuários estão cada vez mais conscientes dos riscos de segurança on-line, mas responsabilizam as empresas por violação de dados e não seus próprio comportamento na rede.
 
Entre os 9 mil consumidores entrevistados em 10 países – entre eles Estados Unidos e Japão -, a conclusão é que 70% da responsabilidade de proteger e garantir a segurança dos dados cabe às empresas e apenas 30% da responsabilidade a si mesmos.
 
Menos de um terço (29%) dos consumidores acredita que as empresas estejam levando a sério a proteção de seus dados. Essa constatação ocorre conforme os consumidores se tornam cada vez mais temerosos de que seus dados sejam roubados, com 58% acreditando que isso irá acontecer com eles no futuro.
 
Apesar de estarem mais cientes das ameaças a que estão expostos on-line, somente um em cada dez consumidores (11%) acredita que não existam por aí aplicativos ou sites que representam maiores riscos a eles e, como resultado, eles não estão mudando de comportamento: 80% usam mídias sociais, apesar de 59% acreditarem que essas redes representam um grande risco
 

A respeito de serviços bancários, 87% utilizam mobile banking, com 34% acreditando que esses serviços os deixam vulneráveis a criminosos cibernéticos. Os resultados completos do relatório Violações de dados e fidelidade do consumidor 2016 está disponível neste link.