Conselho da JF fará certificação digital de funcionários

O avanço da tecnologia nos últimos anos trouxe grandes oportunidades no mundo corporativo e no cotidiano das pessoas. Com as facilidades geradas pela Era Digital, porém, outro assunto preocupante começou a fazer parte da vida de quem acessa a Internet: as fraudes digitais.

Pensando nisso, o Conselho da Justiça Federal (CJF) resolveu se proteger e fará a Certificação Digital de todos os servidores da casa até o fim de novembro.

O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovar sua identidade perante terceiros, e vice-versa.

Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada via internet torne-se perfeitamente segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando as suas identidades.

A medida garante autenticidade e integridade e permite que o usuário tenha a opção de utilizar a assinatura digital, que permite a troca de documentos com autenticação e integridade de conteúdo, evitando fraudes e falsificações.

Assim, os documentos que trafegam por meios eletrônicos, para possuírem reconhecimento legal, não mais precisam ser convertidos em papel, assinados com reconhecimento de firma dos signatários e enviados via postal, diminuindo os custos, a burocracia e a morosidade.

A certificação digital é parte necessária para a criação do sistema de gestão de documentos eletrônico SigaDOC, software totalmente desenvolvido pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, que será adotado, em janeiro de 2012, no CJF. Com a inclusão do programa, o CJF garantirá a segurança no uso do sistema, contribuirá com os objetivos estratégicos da unidade, promoverá a agilidade dos trâmites administrativos e aperfeiçoará os processos de trabalho, que compõem as estratégias do Conselho.

O Siga-DOC é um software criado pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicações da SJRJ e inserido na instituição desde 2007. O software permite a criação, transferência, assinatura e demais atos de tramitação de documentos administrativos de forma exclusivamente eletrônica.

Testado e aperfeiçoado pela SJRJ ao longo de quatro anos, o Siga-DOC opera com certificação digital, tem recursos para gerar PDFs e trabalha com modelos de documentos e formulários pré-definidos, entre outras funções.