A última apresentação do IMPA foi do Carlos César Saraiva, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF e presidente do Conselho Nacional dos Diretores dos Órgãos de Identificação – CONADI. Saraiva encerrou o ciclo de palestras apresentando uma solução biométrica utilizada tanto no controle de acesso aos presídios já em funcionamento no DF, como em cartórios.
Saraiva citou a palestra de André Barretto da Serasa Experian e apresentou similar alternativa de consulta de RG. O presidente frisou que a solução não apresenta problemas futuros com a polícia ou mesmo com o Ministério Público, uma vez que as informações consultadas são apenas as constantes no RG.
O sistema funciona com captura da digital e apresentação do número de documento de identidade, logo após o sistema confronta as duas informações apresentadas, para saber se aquela pessoa é mesmo o portador daquele número de identificação.
Quando falou sobre os clientes em potencial , citou novamente a palestra de Barretto, da Serasa, e a sugestão de clientes governo e não-governo como forma de arrecadar para o instituto e ao mesmo tempo ser voltado para o cidadão. “Esse projeto, antes de mais nada é um projeto cidadão”, disse. É um dinheiro extra que vai entrar e que pode solucionar os problemas de infraestrutura dos institutos de identificação.
O presidente seguiu apresentando alguns cases da utilização do recurso biométrico em cartórios e a satisfação de quem utilizou dessa solução e finalizou sua apresentação reafirmando que o foco de projetos desse tipo são sempre os cidadãos.