Comitê Gestor dá início aos trabalhos preparativos da biometria

O Comitê Gestor da Biometria, presidido pelo juiz Luis Aparecido Bertolucci, realizou nessa quarta-feira, 10 de agosto, a primeira reunião para dar início aos trabalhos de preparação da revisão do eleitorado em Cuiabá, por meio da colega biométrica de dados, prevista para iniciar em setembro deste ano.

A revisão biométrica será realizada por meio de parceria institucional com o governo do Estado e demais entidades públicas e privadas. O Comitê Gestor é formado por quatro servidores da Justiça Eleitoral e quatro do Poder Executivo estadual, a saber: Grace Gasparoto, secretária de Gestão de Pessoas do TRE; Ailton Lopes, secretário de Tecnologia da Informação do TRE; Nilson Bezerra, secretário de Administração e Orçamento do TRE; Mauro Diogo, assessor chefe da Corregedoria do TRE; delegado Marcos Veloso, superintendente de Assuntos Estratégicos da Casa Civil; Telma Moraes, Coordenadora Geral de Identificação do Instituto de Identificação; Walmir Oribe, coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Segurança Pública; e Alexandre Bustamante, secretário adjunto de Segurança Pública.

Dentre outros assuntos, foram discutidos na reunião o papel de cada parceiro na revisão biométrica, a implantação de serviços de informação ao eleitor por telefone e internet, a distribuição das unidades de atendimento nas macrorregiões de Cuiabá, o cronograma dos trabalhos, bem como a disponibilização, seleção e treinamento dos servidores públicos estaduais que vão trabalhar na revisão biométrica. Ficou acertado na reunião, que o governo do Estado dará prioridade no encaminhamento ao TRE, da lista de servidores que vão trabalhar biometria.

O Termo de Cooperação assinado entre o Poder Executivo estadual e o Tribunal Regional Eleitoral não prevê o repasse de recursos entre os entes. A parceria institucional estabelece que o governo do Estado dará apoio à revisão biométrica na forma de cessão de servidores para ajudar a Justiça Eleitoral,além de campanhas publicitárias voltadas para o esclarecimento do eleitor e outras ações que se fizerem necessárias ao longo dos trabalhos.

A infraestrutura, mobiliário, equipamentos de informática, treinamentos de pessoal, controle de freqüência serão disponibilizadas pelo TRE-MT, que também vai disponibilizar servidores para trabalhar na revisão.

O Tribunal Regional Eleitoral inscreveu o município de Cuiabá, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, como uma das cidades candidatas a realizar a revisão biométrica do eleitorado, na segunda etapa dos trabalhos, que começa ainda neste ano, com previsão de término em março de 2012. O Tribunal Superior Eleitoral ainda não divulgou a decisão sobre quais cidades serão escolhidas. Contudo, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowiski, esteve em Cuiabá, no último dia 29 de julho, para conhecer os detalhes do projeto da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

A participação do governo do Estado na biometria visa ampliar a Segurança Pública, em especial no período da Copa do Mundo, visto que Cuiabá será uma das cidades sedes dos jogos do Mundial. A revisão do eleitorado por meio da biometria favorece a Segurança Pública, na medida em que resultará em um banco de dados com as dez digitais, a assinatura e a foto do rosto de cada eleitor. Hoje, conforme cadastro da Justiça Eleitoral, Cuiabá tem 530.308 eleitores aptos a votar. O comparecimento à revisão biométrica é obrigatório.