Com solução da Valid, novo RG será emitido no Piauí

Com foco na jornada completa e segura para o usuário, o novo cronograma de modernização de documentos segue avançando pelo Brasil.  Na próxima terça-feira, dia 20/12/2022, o novo RG passa a ser emitido para a população do Piauí. Produzida pela Valid S.A, maior empresa que presta serviços de identificação do país, a emissão faz parte do projeto de padronização da Identidade Nacional.

Como novidade, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) funcionará como o novo Registro Geral, único e válido para todo o país, de acordo com o Decreto nº 10.977/2022. Além disso, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.

Neste projeto inicial, somente serão emitidos os novos documentos para os cidadãos que estiverem com as informações do CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Todas as primeiras vias serão gratuitas a todo cidadão, mesmo aqueles que já possuam identificação civil, oriundo dos modelos anteriores.

“É um projeto inovador que proporciona a identificação de forma inteligente. Aos poucos, estamos conseguindo levar para todo o país um documento mais tecnológico e seguro”, avalia Ilson Bressan, Diretor da Valid ID.

 

A nova identidade está disponível na versão digital pelos aplicativos RG Digital de cada Instituto de Identificação ou pelo Gov.Br. Assim como, na versão física (papel ou policarbonato), garantindo a cidadania aos brasileiros sem acesso à internet. 

 

Reconhecido como o documento mais seguro do país, a emissão das vias físicas e digitais possuem um alto padrão de segurança segundo normativos internacionais. Junto a isso, a adesão da tecnologia QR Code garantiu mais rapidez e facilidade de autenticação, sendo possível portar a identidade digital no próprio smartphone, além de impedir possíveis irregularidades, como furtos e extravios.