O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) aprovou em sua Reunião Ordinária Plenária (ROP) o termo do convênio com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde que visa desenvolver os estudos e documentos técnicos para a consolidação do processo de certificação de software para a enfermagem, bem como para o desenvolvimento de um projeto para a certificação digital.
A implantação da certificação de sistema de registro eletrônico em saúde no âmbito da enfermagem, através desse convênio, possibilitará maior segurança e eficiência na atuação das atividades de todos os profissionais da enfermagem.
Pelo termo de cooperação, o projeto vai ser implantado por etapas até que o enfermeiro possa contar com sua carteira digital e a certificação dos processos de trabalho. Uma meta que, segundo Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Cofen, vai propiciar agilidade, segurança e confiabilidade dos processos de trabalho dos profissionais.
“Vamos eliminar o papel, visto que hoje a legislação obriga a guarda dos prontuários por vinte anos da data do último atendimento. A certificação, além de avanço tecnológico, propiciará confiabilidade e segurança para profissionais e pacientes”, disse Neri.