A Casa da Moeda do Brasil está patrocinando mais uma vez o REcine, Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que completa em 2011 dez anos de existência. Para comemorar a marca, o evento celebra a presença italiana no cinema brasileiro de 07 a 11 de novembro com exibições de obras-primas da cinematografia italiana e filmes brasileiros influenciados por elas, mostras informativas e fóruns de debate.
A cerimônia de abertura foi realizada no dia 07 de novembro e contou com a presença do Diretor Geral do Arquivo, Jaime Antunes, e do Cônsul da Itália no Rio de Janeiro, Mario Panaro. A CMB foi representada pela Superintendente do Departamento de Responsabilidade Sociocultural – DERSC, Glória Dias, que aproveitou a oportunidade para entregar as medalhas confeccionadas pela Casa como peças de premiação para a Mostra Competitiva do Festival.
O REcine surgiu com o objetivo de tornar as imagens das instituições de arquivo mais acessíveis a pesquisadores, cineastas e ao público em geral, estimulando a reutilização desse material na produção de novos filmes e a discussão de temas ligados à conservação e guarda de imagens em movimento.
Confira toda a programação do Festival no aqui. A entrada é franca.