O diretor de Cédulas e Moedas da Casa da Moeda do Brasil (CMB), Paulo Ricardo de Mattos Ferreira, e o superintendente da área, Elielber da Silva Antunes, participaram, nesta quinta-feira (3/12), do lançamento da moeda comemorativa da cidade de Salvador (BA), fabricada pela CMB. A cerimônia aconteceu no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador e contou também com a presença do diretor de Administração do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, e do chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney de Figueiredo Filho.
A moeda comemorativa apresenta, no anverso, o Elevador Lacerda, com vista para o Mercado Modelo na Cidade Baixa. O seu reverso exibe a Baiana do Acarajé e seu tabuleiro. Cunhada em prata, a moeda é parte da série numismática “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”, que já homenageou Brasília, Ouro Preto, Goiás, Diamantina e São Luís, todas agraciadas com o título da Unesco. Inicialmente serão cunhadas 3 mil moedas, podendo alcançar a tiragem máxima de 10 mil unidades.
As moedas podem ser adquiridas no site do Banco do Brasil na internet, por meio de boleto bancário ou, no caso de correntistas do BB, débito em conta. As moedas também estão à venda para pagamento em dinheiro em algumas agências do Banco do Brasil (relação abaixo).
Primeira sede da administração colonial portuguesa no Brasil, Salvador é uma das cidades mais antigas da América e foi capital do país de 1549 a 1763. Como outras cidades de colonização portuguesa, foi construída de forma integrada à topografia local, sobre uma escarpa acentuada. Sua característica mais marcante é a divisão em dois níveis: Cidade Alta e Cidade Baixa. Na Alta, instalaram-se os núcleos defensivos e as instituições de governo. Na Baixa, desenvolveram-se as atividades comerciais e portuárias.
Nos dias de hoje, o conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do Centro Histórico de Salvador reúne casarões, sobrados, solares, igrejas, conventos e palacetes, muitos adornados com azulejaria portuguesa. São monumentos históricos que datam dos séculos XVII, XVIII e XIX. Essa área foi declarada Patrimônio da Humanidade UNESCO em 1985.
Características da Moeda:
Denominação: 5 reais
Material: prata 925/1000
Diâmetro: 40mm
Peso: 27g
Bordo: serrilhado
Acabamento: proof
Preço de venda: R$180,00
Agências do Banco do Brasil:
Belém (PA) – Rua Santo Antonio, 432 – Campina; Curitiba (PR) – Av. Cândido de Abreu, 554 – Centro Cívico; Fortaleza (CE) – Av. Heráclito Graça, 1500 – Aldeota; Porto Alegre (RS) – Rua Sete de Setembro, 790 – Centro; Rio de Janeiro (RJ) – Rua da Quitanda, 60 – Centro; São Paulo (SP) – Av. Paulista, 2163 – Cerqueira Cesar.
Agências do Banco do Brasil em Dependências do Banco Central:
Brasília (DF) – SBS, quadra 3, bloco B, 2.º subsolo; Belo Horizonte (MG) – Av. Álvares Cabral, 1605 – 2º subsolo – Santo Agostinho; Recife (PE) – Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro; Salvador (BA) – Av. Anita Garibaldi, 1211 – Ondina.