CMB lança medalha pelos 30 anos da Secretaria do Tesouro Nacional

 
 
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou nesta quinta-feira, 10 de março, uma medalha em homenagem aos 30 anos da Secretaria do Tesouro Nacional. O evento aconteceu no auditório do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, e contou com a presença do diretor de Cédulas e Moedas, Paulo Ricardo de Mattos Ferreira, representando a empresa, do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, do Secretário do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira de Medeiros, do primeiro-secretário do Tesouro Nacional, Andrea Sandro Calabi, do presidente do Conselho Fiscal da Casa da Moeda, Vinícius Mendonça Neiva, e do diretor regional dos Correios, Jaime Gomes Cardoso. 
 
“Se o Tesouro Nacional tem a missão de gerir as contas públicas de forma transparente e eficiente, da mesma forma a Casa da Moeda tem a missão de produzir as cédulas e moedas que, podemos dizer compõem as contas do governo”, destacou Paulo Ricardo. 
 
Fabricada em ouro (preço sob consulta), prata (R$ 460) e bronze (R$ 140), a medalha tem 50 mm de diâmetro, foi criada por Hugo Edgar Póvoa Pullen Parente, com layout de Paulo Baptista dos Santos. A modelagem é da artista da CMB Fernanda Costa.
 
Características da medalha 
 
No anverso, o fundo granitado traz, em relevo, a marca dos 30 anos da Secretaria do Tesouro Nacional, composta pelo símbolo do órgão e uma representação estilizada da fachada do prédio do Ministério da Fazenda, visto em perspectiva. Na orla da medalha, há uma aplicação de linhas sinuosas e sobre elas as inscrições: “Secretaria do Tesouro Nacional” e a era 1986/2016.  
 
Já no reverso, também com fundo granitado, foi aplicada a marca da Secretaria, em relevo. Na orla, sobre linhas sinuosas gravadas, foi aplicada a seguinte inscrição: “Brasília, 10 de março de 2016”.
 
Onde comprar
 
A medalha poderá ser adquirida pelo site do Clube da Medalha do Brasil. O e-commerce aceita cartões de crédito e débito e o pagamento pode ser feito também através de boleto bancário. 
 
Com 322 anos, a CMB é uma empresa 100% pública, vinculada ao Ministério da Fazenda. Além de cédulas e moedas, a CMB também fabrica outros produtos de segurança, como passaportes com chip, selos fiscais rastreáveis, selos postais e cartoriais, diplomas e carteiras funcionais. 
 
Já a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) foi criada em 10 de março de 1986, por meio do Decreto nº 92.452, para assumir as atribuições da Comissão de Programação Financeira e da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Fazenda, incorporando, também, as funções fiscais até então exercidas pelo Banco Central e pelo Banco do Brasil. O primeiro grande desafio da instituição foi colocar em ordem as contas públicas no Brasil.