A Gemalto anunciou ontem que dez milhões de clientes da Financial Inclusion Network & Operations (FINO) na Índia agora usufruem dos benefícios do micro-banking, utilizando os cartões inteligentes da Gemalto, como parte de um programa bancário sem agência mais amplo da FINO. A FINO é uma plataforma de tecnologia bancária e comercial combinada a um extenso canal de prestação de serviços. Ela atingiu o avanço em escala e o acesso aos serviços financeiros possíveis às massas não atendidas e sub-atendidas, totalizando 42 milhões de clientes na Índia. Mais da metade dos adultos de hoje na Índia ainda não é atendida, ou é sub-atendida, pelo setor financeiro, criando uma imensa necessidade para que os serviços financeiros se tornem acessíveis à população de 1,2 bilhão de pessoas da Índia.
As transações da FINO são validadas ao utilizar a autenticação biométrica, fornecendo um dos mais elevados graus de segurança digital disponíveis. A transação de cartão do usuário final é aprovada após as informações da impressão digital serem verificadas através da leitura no terminal de pagamento e do processamento do software integrado ao cartão nos correspondentes comerciais da FINO, chamados "Bandhus". Bandhus são os correspondentes comerciais da FINO que se deslocam utilizando bicicletas ou motocicletas para oferecer a prestação de serviços na porta, carregando uma leitora portátil de cartões inteligentes a fim de ajudar os aldeões em suas transações cotidianas. Esta é apenas uma forma como os clientes podem realizar transações bancárias com a FINO, que também presta serviços através de lojas de varejo e instalações de parceiria. Com 22.000 pontos de transação na Índia, a FINO tem a base de clientes mais atuante do mundo e também registra o maior volume de transações, conforme um estudo de 2010 do "Consultative Group to Assist the Poor". Cada cartão FINO pode armazenar com segurança até 15 tipos de aplicações que facilitam os serviços financeiros da vida cotidiana, como remessas de depósitos, poupanças, empréstimos, seguro e carteiras eletrônicas.
"O objetivo da FINO é disponibilizar os serviços financeiros a todos no país, especialmente em áreas rurais. A solução "one-card-does-all" (cartão completo) da Gemalto é um dos principais facilitadores a oferecer esta visão", disse Manish Khera, diretor executivo da FINO. "Desde a introdução do cartão em 2007, nossos clientes elogiaram sua conveniência e o valor agregado a suas vidas diárias. Com mais da metade da população da Índia sem acesso aos serviços bancários, estamos expandindo rapidamente nossa cobertura geográfica e serviços extras oferecidos”.
"O oferecimento destes serviços na Índia é um outro exemplo dos claros benefícios à sociedade que caracterizam as soluções da Gemalto", acrescentou Tan Teck Lee, presidente na Ásia da Gemalto. "A solução da FINO também já permitiu a implementação de diversos esquemas sociais e de governo, estando a Gemalto comprometida em prestar suporte a eles e aumentar este novo potencial de negócios."