CJF implanta sistema de gestão de documentos com certificação digital

Em 2012, o Conselho da Justiça Federal (CJF) adotará o uso da certificação digital ICP-Brasil em seu sistema de gestão de documentos eletrônicos. SIGA-DOC, software criado pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicações da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) e inserido na instituição desde 2007. O SIGA-DOC permite a criação, a transferência, a assinatura e demais atos de tramitação de documentos administrativos de forma exclusivamente eletrônica. 
 
"A certificação digital ICP-Brasil é parte necessária para implantação do sistema de gestão de documentos eletrônicos. O SIGA-DOC garantirá segurança no uso do sistema, promoverá a agilidade dos trâmites administrativos e aperfeiçoará os processos de trabalho que compõem as estratégias do Conselho, contribuindo para a consecução dos objetivos estratégicos da unidade. Até dezembro de 2011, todos os servidores do CJF deverão obter o certificado digital ICP-Brasil", aponta a secretária de Desenvolvimento Institucional do CJF, Jaqueline Mello. 
 
Para Mello, "a utilização da certificação digital ICP-Brasil garante autenticidade e integridade, além de permitir que o usuário tenha a opção de tramitar informações com a certeza de que o conteúdo não será alterado, evitando assim fraudes e falsificações".