Há seis anos levando a cultura cinematográfica para as salas de aula, o Circuito Cine Curta já realizou 600 sessões de filmes inéditos para 74.200 crianças e adolescentes de 60 escolas públicas do Rio de Janeiro. Patrocinado pela Valid e pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a iniciativa une cinema e educação no ambiente pedagógico, levando pequenas produções brasileiras, premiadas nacional e internacionalmente, a estudantes de 4 a 18 anos das escolas estaduais e municipais do estado.
Este ano, serão exibidos 11 filmes, em 120 sessões, entre os gêneros de animação e ficção, para mais de 13 mil alunos de 17 escolas públicas. A edição de 2016 vai até 26 de outubro e conta com sessões de cinema em escolas nos bairros do Caju, Ilha do Governador e Barra da Tijuca. Na programação, estão vários curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais, como os curtas de animação “Hugo, o Monstro” (de Humberto Avelar), “Um Dia de Gato” (de Maria Teresa Murer) e “Aquitã, o Indiozinho” (de Frata Soares).
Além das exibições dos curtas-metragens, os alunos são estimulados pelos professores e coordenadores a desenvolverem trabalhos sobre os filmes, de acordo com as sugestões de apostilas, roteiros pedagógicos desenvolvidos pelo projeto conforme o segmento educacional e a programação exibida. O projeto cria e desenvolve quatro apostilas correspondentes aos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
De acordo com Patrícia Piñeiro, diretora de Recursos Humanos da Valid – empresa que patrocina o evento desde 2012, o objetivo da companhia é disseminar a cultura entre os jovens, buscando formar adultos mais críticos e ampliar seus conhecimentos. “Apostamos nesta iniciativa por acreditar na cultura em sala de aula como uma forma eficaz de aprendizado”, diz Patrícia.