O Ciesp Guarulhos firmou parceira com Imprensa Oficial do Estado para emissão de certificado digital, que permite às pessoas jurídicas e físicas obterem a sua assinatura digital para validar documentos “on-line”.
Dessa forma, a entidade passa a atuar como AR (Autoridade de Registro), pela qual pode prover a interface entre um usuário (Pessoa Jurídica e Pessoa Física) e a Autoridade Certificadora (AC), no caso, a Imprensa Oficial.
O serviço foi apresentado por Saulo Marques, representante da Imprensa Oficial e, na oportunidade, duas empresas associadas ao Ciesp já receberam o Certificado Digital – a Laudirley Ferreira Dourado e a Damapel, de Sergio Matos.
Para Luis Carlos Teodoro, diretor do Ciesp, este é mais um esforço da entidade em levar um serviço. “Além dos serviços da Junta Comercial e da emissão de certificados de origem, a certificação digital é mais um serviço de uso da classe empresarial que o Ciesp-Regional Guarulhos traz a um custo muito econômico e com a credibilidade da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo”, afirma Teodoro.
Desconto para Associados
O acordo firmado com a Imprensa Oficial do Estado prevê que associados tenham desconto na aquisição de certificados digitais.
De posse do Certificado Digital, o empresário poderá realizar várias transações em meio eletrônico, agilizando o dia-a-dia da empresa e reduzindo-se gastos operacionais. A tecnologia do Certificado Digital é a criptografia, que garante segurança, sigilo, integridade e autenticidade das informações que trafegam pela Inter¬net. Além disso, tem validade jurídica, sendo equiparado à assinatura de próprio punho, assegurando o não repúdio.
Desde julho deste ano, o serviço era oferecido apenas na sede da Fiesp/Ciesp, na Capital. Agora, todas as 42 diretorias regionais estão aptas a realizar emissões dos certificados. Funcionários treinados pela Imprensa Oficial estão à disposição de empresas e pessoas físicas em todas as bases do Ciesp.
Serviços disponíveis para o uso da Certificação Digital:
Domicílio Eletrônico do Contribuinte – DEC – portal de serviços e comunicações eletrônicas entre a Secretaria da Fazenda do Estado e o contribuinte;
Conectividade Social ICP – CEF: canal de relacionamento com a CEF via internet, para pesquisa de dados relativos ao FGTS, emissão de documentos e envio de GFIP e GRRF, além de outras funcionalidades;
e-CAC – Receita Federal: portal eletrônico onde diversos serviços são protegidos por sigilo fiscal e podem ser realizados via internet pelo próprio contribuinte;
SPED – Receita Federal: consiste na modernização do sistema atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores;
Nota Fiscal Eletrônica: o intuito é documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.