O terceiro painel da 12ª edição do CertForum – Fórum de Certificação Digital começou exibindo novidades e cases referente ao Certificado Digital na Saúde, que evidenciam contribuições dessa tecnologia para entidades médicas, entre elas o Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP e o atestado médico eletrônico. Este foi exposto no Departamento de Saúde e Assistência da Polícia Militar do Distrito Federal, ministrado pelo chefe da área, Alexandre Saud. Segundo a autoridade, aproximadamente 80 mil usuários fazem uso dessa ferramenta e destacou a característica do sigilo que o prontuário eletrônico proporciona.
A palestra do Gerente de Redes do Ministério da Saúde, Thiago Pereira, também fez parte da mesa que discursava sobre a certificação digital na saúde. Na ocasião, o tema debatido foi referente ao SIOPS – Sistemas de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, na qual é um software cujo objetivo é apurar as receitas totais e as despesas em ações e serviços públicos de saúde dos entes federados.
O tema “ICP-Brasil no Hospital Alemão Oswaldo Cruz” foi abordado pelo Gerente de Tecnologia da Informação do hospital alemão, Denis Costa. De acordo com o gerente, o novo modelo de gestão eletrônica de documentos, em especial o prontuário do paciente, visa maior eficiência da gerência de informação. “O certificado digital da ICP-Brasil é utilizado por 1.100 profissionais da saúde. Além da eliminação do papel com amparo legal, existe a melhoria na velocidade do processo reduzindo o atendimento de sete para dois minutos. Além de garantir sigilo e integridade dos dados”, ressaltou.
Um dos elementos tecnológicos que se destaca e é considerado uma riqueza nacional é o certificado digital ICP-Brasil. Sendo assim, e-CPF e declaração do imposto de renda com certificação digital foi o te,a debatido pelo Gerente Sênior de Capital Humano da Ernst & Young, Leandro Souza. “O e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas, com validade jurídica”, explica o Gerente. “Com o e-CPF o cidadão poderá acessar o Imposto de Renda referente aos anos de 2003 a 2013. Para facilitar, este ano disponibilizamos a declaração pré-preenchida às pessoas que já possuem e-CPF e certificado digital”.
Já o Gerente de Divisão do Banco do Brasil, Paulo Henrique Moreira, abriu a quarta e última mesa do primeiro dia de palestras do 12º CertForum, abordando a certificação ICP-Brasil no setor financeiro. “Nós usamos a certificação digital no Banco do Brasil em diversos processos, como na internet bank, contrato de câmbio, consignado do poder executivo federal, crédito imobiliário e microcrédito produtivo”, afirmou. Segundo Paulo Henrique, houve economia nos processos bancários.
