O ciclo de palestras do II Seminário Nacional de Certificação Digital prosseguiu com apresentações no que tange a ICP-Brasil no procedimento médico no Hospital Oswaldo Cruz, os sistemas e-CRVsp e e-CNHsp e a modernização na emissão de certidões de nascimento com o uso do certificado digital ICP-Brasil. O evento foi realizado nesta quinta-feira (10/04), em São Paulo, paralelamente a 19ª Cards, Payment & Identification, que encerrará nessa sexta-feira (11/04).
O tema “ICP-Brasil no Hospital Alemão Oswaldo Cruz” foi abordado pelo Gerente de Tecnologia da Informação do hospital alemão, Denis Costa. De acordo com o gerente, o novo modelo de gestão eletrônica de documentos, em especial o prontuário do paciente, visa maior eficiência da gerência de informação. “O certificado digital da ICP-Brasil é utilizado por 1.100 profissionais da saúde. Além da eliminação do papel com amparo legal, existe a melhoria na velocidade do processo reduzindo o atendimento de sete para dois minutos. Além de garantir sigilo e integridade dos dados”, ressalta.
Na sequência, com o intuito de uma palestra agregar informação à outra, os palestrantes seguintes apresentaram seus temas simultaneamente. “Os temas [e-CRVsp e e-CNHsp] têm em comum uma ferramenta utilizada por seus respectivos sistemas, garantindo confiabilidade e autenticidade do cidadão: o certificado digital ICP-Brasil – tipo A3”, afirma o Diretor de Sistemas do Detran/SP, Dr. Clóvis Simabuku. Segundo o Diretor, o sistema e-CRVsp tem como objetivo facilitar e agilizar os processos submetidos pelos despachantes.
A palestra relacionada à da e-CRVSP foi ministrada pelo Coordenador do Sistema e-CNHsp da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodest, José Dutra de Oliveira Filho. Por meio da e-CNHsp, os cidadãos podem solicitar, via internet, a abertura de processos referentes à obtenção ou renovação da carteira nacional de habilitação, assim como os profissionais envolvidos no processo dão andamento aos respectivos fluxos solicitados.
A Dra. Monete Hipólito Serra, Diretora de Certificação Digital da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo – ARPEN, tratou da modernização da emissão de certidões de nascimento usando o certificado digital ICP-Brasil. “Com essa ferramenta é possível ter acesso às certidões de nascimento sem necessidade de ir ao cartório. Após a implantação do certificado digital ICP-Brasil, foram computados 500 mil registros ”, salientou Dra. Monete, sendo a última palestranda do II Seminário Nacional de Certificação Digital.