Chega ao Brasil certificação de gerenciamento de ativos de software

 A única certificação de gerenciamento de ativos de software (SAM) alinhada ao ISO no mundo, a Verafirm Certified, que é validada pela indústria e que traz vários benefícios para organizações certificadas, estreia no Brasil. Primeira empresa certificada prevê economia significativa eliminando excesso de licenças. Assista ao Vídeo News Release sobre a Romagnole, primeira empresa a receber certificação Verafirm, acessando o link: http://we.tl/gKdQ54Od9a (Copie e cole na página do seu navegador)

 
A má gestão e o uso impróprio do software podem causar sérias consequências para empresas. A falta de um gerenciamento adequado de ativos de software normalmente ocasiona despesas que poderiam ser evitadas e ineficiências. Para se ter ideia, 56% das empresas possuem licenças em excesso e 38% não possuem licenças suficientes. Um estudo recente apontou que o desperdício médio em licenças de software por computador em empresas a cada ano é de 407 dólares. Além disso, estima-se que os gastos para resolver problemas de malware relacionados ao uso do software ilegítimo nas organizações ultrapassem 490 bilhões de dólares até o final de 2014.
 
É fato notório que um gerenciamento de ativos de software robusto pode ajudar as organizações a economizar até 25% em despesas relacionadas a software, por meio da eliminação de ineficiências que não são aparentes. A certificação Verafirm Certified já ajudou organizações a reduzir o valor total de seus gastos relacionados a ativos de software, a praticamente eliminar inventário de software ocioso e a melhorar a eficiência de centros de apoio (help desks) – tais fatores liberam verbas de TI para uso em tecnologias inovadoras necessárias para os negócios das empresas, diminuem riscos legais (multas por uso indevido de software podem chegar a 10 vezes o valor de cada software instalado sem licença por máquina de acordo com a jurisprudência que se consolida no Brasil) e ajudam a mitigar problemas referentes a quebra de segurança de dados.
 
A certificação Verafirm Certified é a única alinhada com o padrão global para gerenciamento de ativos de software ISO 19770-1:2012 e que tem o apoio de fabricantes de software globalmente reconhecidos. Ao obter a certificação Verafirm Certified, a empresa não só tem a garantia de que está operando de acordo com padrões globais e de que está otimizando os seus investimentos em software, mas também obtém o benefício da abstenção de auditoria de software, por dois anos, concedido pelos fabricantes que participam do programa. Enfim, com a certificação Verafirm Certified as empresas gozam de segurança e economias extras que permitirão manter o foco em seu crescimento.
 
Recentemente, a Romagnole Produtos Elétricos S.A. foi a primeira empresa a obter a certificação Verafirm no Brasil e prevê uma economia significativa após a certificação. A empresa produz e comercializa produtos para transmissão e distribuição de energia elétrica e seus gestores acreditam que o a metodologia de gerenciamento adotada eliminará os gastos com licenças em excesso e descartará o risco de uma eventual falha que resulte na instalação de um software não licenciado, o que poderia gerar um passivo jurídico e financeiro para a companhia. Várias outras organizações já estão em entendimentos com a BSA, que gerencia a certificação. A certificação Verafirm é concedida com base em auditoria independente, que atesta a conformidade das posições de licenças de software da empresa, bem como a observância dos padrões estabelecidos pelo ISO 19770: 2012 para processos de gerenciamento de ativos de software. Mais detalhes sobre a certificação Verafirm podem ser obtidos na página do programa www.verafirm.org