A Certisign, companhia com foco exclusivo no desenvolvimento de soluções de certificação digital, inaugura mais um ponto de atendimento, desta vez tendo como foco a disseminação da tecnologia também para o interior do país. Com isso, Autoridade de Registro (AR) Certa, localizada em Crixás, inicia as atividades com outros quatro pontos de atendimento no Estado: em Anápolis, Ceres (médio-norte do Estado), Goiânia e um em Xinguará (Pará).
Segundo o vice-presidente de Relações Institucionais da Certisign, Júlio Cosentino, adquirir um certificado é uma conveniência para o contribuinte e para o empresário. “A tecnologia oferece segurança, integridade e autenticidade dos dados, além de proteger informações, reduzir a fraude digital e o roubo de identidades, com garantias vigentes na legislação brasileira”, afirma.
O certificado digital permite, por exemplo, o acesso a todos os serviços disponíveis no site da Receita Federal do Brasil (RFB), como o acompanhamento da situação fiscal, cópias de declaração anteriores, comprovantes de arrecadação, REDARF-NET, procurações eletrônicas, fontes pagadoras e o envio da DIPJ e DCTF, além do acesso ao Canal Eletrônico Conectividade Social.
Além disso, oferece benefícios como agilidade e redução de custos com a desmaterialização de processos. Outras características positivas da ferramenta são a eliminação de papel e, consequentemente, maior aproveitamento do espaço físico nas empresas, uma vez que todo e qualquer documento assinado digitalmente tem validade jurídica.
Para o executivo da AR Certa, Kleos Johnni, essa parceria é fundamental para permitir que um numero maior de pessoas tenha acesso a essa tecnologia. “Queremos atender as pessoas que despendiam de dois a três dias de viagens à capital do Estado para adquirir um certificado digital, pois não havia ponto de atendimento nesta região, até pelo fato de algumas cidades serem de difícil acesso. Nossa expectativa já é chegar a daqui um ano com mais 20 pontos de atendimento em Goiás”, explica.
Para obter a tecnologia o interessado deve acessar o site www.certificacaodigital.net.br e solicitar o certificado digital. Após essa etapa, é preciso agendar a validação presencial na Autoridade de Registro Certa ou em um de seus pontos de atendimento na região, de posse da documentação necessária.