Durante a 21ª edição do CIAB FEBRABAN 2011, Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, a Certisign, empresa brasileira especializada em soluções de certificação digital, vai apresentar cases de empresas que implantaram soluções corporativas e obtiveram resultados eficientes em desmaterialização de processos, redução de custos e ganho de produtividade. Entre as principais companhias, estão a Telefônica, Porto Seguro e Sul América. O evento, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2011, em São Paulo, no Transamérica Expo Center, tem este ano o tema "Tecnologia Além da Web".
A tecnologia da certificação digital funciona como uma espécie de credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site, na Internet. E permite acesso a todos os serviços disponíveis no site da Receita Federal do Brasil (RFB), como acompanhamento da situação fiscal, cópias de declaração anteriores, comprovantes de arrecadação, REDARF-NET, procurações eletrônicas, fontes pagadoras e o envio da DIPJ e DCTF. Com o certificado digital é possível também realizar ações junto ao cartório eletrônico, mercado securitário, poder judiciário, Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e sistema financeiro (Bancos).
A solução customizada especificamente para atender as necessidades da Telefônica, por exemplo, tem a projeção de reduzir em 2,3 milhões o consumo de folhas de papéis ao longo de 2011, resultando em uma economia de R$ 460 mil. Com isso, constatou-se também uma queda de 220 para apenas 4 horas no trabalho mensal do departamento de seleção de amostras em campo, tornando-o 98% mais eficiente. Por sua vez, a Porto Seguro, que tinha gastos mensais de R$ 15 mil com a notarização das apólices de garantia de obrigações contratuais de licitações públicas, implantou a assinatura digital. Com ela, os documentos e, inclusive contratos, passaram a trafegar, via Internet, com garantia de integridade e validade jurídica das informações.
O modelo de certificação digital brasileiro é considerado um dos mais avançados e seguros do mundo. No país, a regulamentação é feita pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão ligado diretamente ao Ministério da Casa Civil. Dentre os principais benefícios estão a garantia de autenticação, veracidade e inviolabilidade das informações que trafegam via Internet, bem como o respaldo jurídico vigente na legislação brasileira. Ou seja, neste último caso, se houver necessidade de recorrer à justiça por algum motivo, o empresário pode utilizar seu e-mail, ou documento que tenha sido assinado digitalmente, como ferramenta de defesa.
A Certisign possui uma área de negócios dedicada ao desenvolvimento de novas soluções integradas que permitem a implantação da tecnologia da certificação digital a qualquer segmento ou área do mercado. Segundo o vice-presidente da companhia, Júlio Cosentino, a empresa possui soluções corporativas que potencializam a desmaterialização de processos, muitas vezes burocráticos, e que impactam diretamente nas tomadas de decisão do mercado. “Os nossos serviços e produtos permitem uma automação de processos unificada, segura, rápida e com validade jurídica. E os resultados obtidos são visíveis e mensuráveis, desde o armazenamento de documentos ao acesso remoto com garantia de sigilo e autoria”, conclui.