Certisign e ONG Médicos sem Fronteira fecham parceria

Desde o início deste ano, a Organização Humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) deu início a uma parceria com a Certisign que vai garantir a segurança dos dados nas transações financeiras, realizadas via site da ONG, em caráter de doação. A Certisign, especializada no desenvolvimento de soluções de certificação digital, disponibilizou no site da instituição internacional o certificado de servidor EV SSL.

Em 2009, a associação arrecadou valores significativos e realizou mais de sete milhões de consultas médicas em todo o mundo. Com cerca de 22 mil profissionais atuantes nos 65 países onde possuem projetos, a MSF lida diariamente com situações de fome, conflitos, epidemias, combate a doenças e desastres naturais, como foi o caso dos terremotos no Haiti e no Japão, as enchentes no Rio de Janeiro e a guerra civil instaurada na Líbia.

E como as doações de valores que permitem à ONG responder rapidamente a emergências podem ser feitas via Internet, a Certisign passou a disponibilizar um certificado de servidor, que garante a segurança na transação dos dados da fonte doadora. No momento do envio da doação, o internauta deve ficar atento, pois o site seguro apresenta alguns sinais que, embora discretos, são vitais para que o usuário tenha certeza quanto a veracidade e a idoneidade das informações transmitidas.



De acordo com Júlio Cosentino, vice-presidente da Certisign, uma das primeiras atitudes que se deve tomar é identificar a cor da barra de endereço na qual está escrito o nome do site. “Se ela estiver verde é sinal de que se navega em um ambiente seguro. E, portanto, o doador pode destinar a verba desejada sob o respaldo da legislação brasileira. Outro fator é um cadeado pequeno na parte inferior da página ou no lado direito da barra de endereços do site. Além disso, os domínios de sites seguros sempre começam com https:// ”, explica Cosentino.

A cor verde na barra de endereços eletrônicos indica que o site possui o chamado Certificado para Servidor Web EV SSL, o padrão mais elevado do setor de segurança da Internet para autenticação de sites. Isso significa que a empresa responsável por ele passou por um rigoroso processo de autenticação de identidade e que a página não está hackeada. Portanto, o usuário pode confiar nas informações transmitidas, pois as transações online estarão protegidas. O site é seguro com validação estendida (EV – extended validation).

Já o cadeado que aparece na página, quando clicado com o botão esquerdo do mouse, informa ao internauta as propriedades do certificado digital de servidor web que opera naquele site, tais como data de validade, empresa responsável pela emissão da tecnologia.

Segundo Heloisa Granja, responsável pelas ações de web da MSF, implementar o certificado no site traz enormes benefícios aos doadores brasileiros.

“Com essa tecnologia podemos oferecer mais tranquilidade e segurança para que as pessoas efetuem as doações online. Até porque a Médicos Sem Fronteiras é uma organização financiada quase que exclusivamente por doações de pessoas físicas, por isso, estimular a doação individual é extremamente importante para nós. A nossa parceria com a Certisign representa a associação entre duas organizações que são referências mundiais: de um lado a Certisign, referência em segurança digital, e do outro Médicos Sem Fronteiras, referência em ajuda humanitária. Além disso, a doação do certificado pela Certisign é uma mostra da preocupação social da empresa”, conclui.