Certisign disponibiliza sistema para assinatura de documentos na web

 Utilizar papel e caneta para assinar documentos pode estar com os dias contados. Isso porque o Certificado Digital ICP-Brasil, documento eletrônico que identifica o titular na web e que já faz parte da vida de milhões de empresas e pessoas físicas no Brasil, também pode ser utilizado para assinar documentos. Com apenas alguns cliques e total validade jurídica.

 
Para isso é necessário utilizar uma plataforma de serviços, como o Portal de Assinaturas Certisign (www.portaldeassinaturas.com.br). “Assinar documentos no Portal é simples e intuitivo. Basta que o signatário se identifique com o Certificado Digital, faça o upload do documento e realize a assinatura. É possível envolver outras partes interessadas, assinar múltiplos documentos com apenas um clique, entre outras funcionalidades. Todas as etapas podem ser acompanhadas on-line e o próprio sistema notifica os envolvidos”, explica Maria Teresa Aarão, Diretora de Desenvolvimento de Novos Produtos da Certisign.
 
Quem utiliza, assina embaixo
 
Assinar documentos por meio do Certificado Digital reduz custos e promete agilizar a rotina dos signatários. Isso porque todo o processo é feito on-line e pode ser realizado no local e momento mais oportuno. A BRA Consultoria, por exemplo, afirma ter reduzido em 30% os custos anuais. “Antes, para captura de assinaturas para um determinado documento eram necessárias, em média, 48 horas. Hoje, realizamos o mesmo processo no meio eletrônico em apenas 1 hora. Esta redução mostra que assinar digitalmente é quase 98% mais rápido do que assinar de forma manuscrita”, Roosevelt Benedictos, CEO da BRA Consultoria.
 
“Embora seja um dos benefícios do Certificado Digital, a assinatura digital ainda não é utilizada com todo seu potencial. E como somos a empresa que trouxe a Certificação Digital para o Brasil queremos estimular o uso dessa possibilidade. Desta forma, permitimos que os interessados experimentem, gratuitamente, assinar documentos em nosso Portal. Basta acessar e se cadastrar no (www.portaldeassinaturas.com.br)”, acrescenta Maria Teresa.