A Certisign vai apresentar às empresas participantes do evento “Security Leaders 2011”, Congresso, Exposição e Premiação de Líderes e Profissionais de Segurança da Informação e Risco, a segurança que a tecnologia da certificação digital pode oferecer às organizações. O objetivo é destacar os principais benefícios da solução, como a redução de insumos de maneira segura e a validade jurídica presente dos documentos que tramitam eletronicamente.
O evento, de abrangência nacional, tem como foco permitir que participantes contribuam com suas experiências no segmento, compartilhando, inclusive, atuação prática que contará com apresentações de cases. Realizado durante os dias 23 e 24 de novembro, no Centro Fecomércio, em São Paulo, o encontro espera receber usuários, fornecedores e especialistas do setor de Segurança da Informação de todo o país. E diante de um cenário de possível impacto aos negócios quando há falta de segurança no tráfego eletrônico de informações, as novas tecnologias têm sido implantadas como estratégia e diferencial competitivo das corporações.
Exemplo disso é o case que será apresentado pela Certisign, também uma das patrocinadoras do evento, abordando todo o processo de implantação da certificação digital na Telefônica. Com a ajuda da tecnologia, a operadora eliminou o consumo de 2,3 milhões de folhas de papel na fiscalização dos serviços de redes externas.
O case será apresentado pelo Diretor Mario Cesar de Mattos Milone e o Gerente de Inteligência de Redes Rodrigo Piccoli, da própria operadora. Os executivos da Telefônica vão explicar todo o processo de implementação da tecnologia. Isso porque a certificação digital também está chegando, gradualmente, às áreas que fiscalizam as chamadas de atendentes nos call centers e que executam a gestão e aprovação de obras em campo.
“A Telefônica deixa claro que nossa solução por ela adotada é voltada para atender qualquer empresa. Acrescento a isto que todas as nossas soluções visam ganhos relevantes a qualquer organização através de redução de custos, espaço e tempo, aumento na segurança, agilidade no armazenamento e captura das informações e todas permitem que nossos clientes ratifiquem a responsabilidade ambiental. Nossa tecnologia é toda digital e com validade jurídica. Com tudo isto, permitimos que nossos clientes possam dedicar maior tempo às suas atividades ligadas ao foco de atuação. São Soluções que mudam empresas”, explica o diretor Comercial e Soluções Corporativas da Certisign, Decio Tomaz.
A operadora substituiu processos manuais e documentos físicos por arquivos eletrônicos assinados digitalmente e arquivados em rede. Com isso, esperam reduzir em 2,3 milhões o consumo de folhas de papéis ao longo deste ano, além de uma economia que pode chegar a R$ 460 mil nos gastos com materiais de escritório, logística, armazenamento e recursos de gestão – isso se forem contabilizados apenas os custos da Telefônica – e não os de terceiros.
Vale ressaltar que a solução contratada pela empresa espanhola é de baixo custo e de escala, podendo ser utilizada em qualquer processo que necessite o trâmite e a assinatura de documentos, exigindo apenas a aquisição adicional de tokens. A primeira área da Telefônica a adotar o sistema da certificação digital foi a gerência de inteligência de redes, responsável pela fiscalização dos serviços de rede externa.
A certificação digital atesta a identidade de uma pessoa ou empresa na internet. Trata-se de uma tecnologia reconhecida por Lei que atribui um nível maior de segurança nas transações eletrônicas, permitindo a autenticação, a garantia jurídica e a confiabilidade dos documentos e dados enviados e recebidos eletronicamente.