Empregadores da região Sul com mais de dez funcionários deverão utilizar exclusivamente o Certificado Digital no padrão ICP-Brasil para realizar as transações com o FGTS por meio do Conectividade Social, portal eletrônico da Caixa Econômica Federal. A medida é obrigatória e passa a valer a partir do dia 18 de fevereiro.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Certisign firmaram um convênio que permite a federações do comércio a comercialização dos certificados digitais, proporcionando agilidade e segurança na aquisição. As federações de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul atuam como Autoridades de Registro e estão habilitadas para a venda dos certificados digitais.
Depois de 18 de fevereiro, não será permitida a transmissão de arquivos e o acesso aos serviços on-line do FGTS com os atuais certificados em disquete (padrão proprietário CAIXA -. pri), sendo que esses certificados serão suspensos na data.
A Caixa Econômica Federal também informa aos empregadores que não fizeram cadastro no Conectividade Social que o acesso ao portal com os certificados em disquete (padrão proprietário CAIXA – .pri) será suspenso a partir de 11 de março.