Certificado Digital pode ser feito nas associações comerciais do Estado

Os interessados devem entrar no site www.faems.com.br, em certificação digital, realizar a compra do certificado pela internet, depois ter em mãos documentos originais da empresa, contrato social e do proprietário e se dirigir a um dos postos de atendimento (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã) para realizar a validação do certificado. Segundo informações da Faems – Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul, isto só é possível graças a convênio entre a CACB e a Certisign.
 
Certificação Digital
Criada para otimizar processos, gera aumento em produtividade e diminui processos burocráticos, o certificado oferece mais segurança em autenticação e transações via web. Outras vantagens são que quase todos os órgãos públicos utilizam sistemas com este serviço, pois a segurança contra fraudes e a rapidez na autenticidade traz agilidade e segurança.
 
O certificado digital é um documento eletrônico que identifica e permite ao usuário realizar transações e procedimentos na internet de maneira segura, além de atestar, com valor jurídico, a identificação do usuário e garante a transmissão sigilosa dos dados.
 
De acordo com a federação, os empresários associados têm até 23% de desconto conforme o modelo do certificado e validade. O empresário pode adquirir certificado de forma rápida e segura diretamente no site e depois validar nos postos de atendimento nas associações comerciais.
 
O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo telefone 0300 789 2378, lembrando que cada pedido corresponde a um horário de agendamento e o interessado deve comparecer ao local agendado com 15 minutos de antecedência.
 
Conectividade Social
É um canal eletrônico de relacionamento desenvolvido pela Caixa e disponibilizado gratuitamente às empresas. Utilizado para transmissão, via internet e na própria empresa, de arquivos gerados pelo sistema de recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social, sem necessidade de encaminhamento dos disquetes ao banco.
 
A entidade lembra ainda que o prazo para adquirir o certificado para conectividade social com valores especiais está se esgotando, por isso é importante que os interessados procurem as associações ou acessem o site da Faems.
 
A circular da Caixa nº 547/11, publicada no Diário Oficial da União, divulgou cronograma que deve ser observado para obtenção da certificação digital e ter acesso ao canal da Conectividade Social. Pela tabela,  empresas que tenham 5 (cinco) empregados e o primeiro algarismo do CNPJ ou CEI igual a 0 (zero) têm até o dia  23 de dezembro deste ano.