Certificado digital pode gerar economia de energia

Impulsionadas pelo Conectividade Social, um grande número de empresas no Brasil passou a ter contato com o certificado digital e alguns de seus benefícios.
 
As companhias que utilizam a certificação há tempos já puderam notar ganhos, emagilidade e economia. Mas os benefícios não são apenas para as empresas. Numa época que a sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente estão em pauta em todos os conselhos de administração das empresas (além da fiscalização constante da população), o certificado digital faz diminuir, e muito, os impactos ao meio ambiente.
 
“A certificação digital pode ser sentida no bolso dos empresários e as economias podem chegar a milhões. Com o crescimento do número de empresas, façamos um pequeno exercício: imagine o consumo de itens como papéis, toners e impressão em todos os documentos que são gerados? Lembrem-se que no Brasil hoje, temos 6 milhões de pequenas e micro empresas”, afirma Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.
 
E o que não faltam são casos para ilustrar esse fato. Com o uso da certificação digital, a Telefônica eliminou o consumo anual de 2,3 milhões de folhas de papel.
 
A Sul América Saúde deixou de usar 1,1 milhão de folhas e ainda fez o seguinte cálculo: considerando que uma tonelada de papel corresponde a cerca de 50 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil quilowatts de energia, se todo o setor de saúde eliminasse as transações em papel para consultas e exames, seria possível economizar de 25 mil a 30 mil eucaliptos, 51,5 milhões de litros de água e 2,5 milhões de quilowatts de energia.