Certificado Digital pode garantir contas digitais no sistema bancário

Recentemente, dois dos maiores bancos do País – Banco do Brasil e Itaú – divulgaram que suas rentabilidades são muito maiores com clientes que utilizam as suas plataformas online, ou seja, as contas bancárias digitais. O Banco do Brasil afirmou que a margem de contribuição (que avalia o consumo de produtos e serviços) é 40% maior nas contas digitais em relação às presenciais, representadas pelos clientes que ainda vão até as agências. Já o Itaú informa que seu índice de eficiência (relação entre despesa e receita) é quase 15% maior na agência virtual na comparação com a agência física.
 
Para oferecer diversos serviços para os clientes, é preciso que as empresas do mercado financeiro invistam em tecnologias que garantam segurança e, assim, tragam confiança para os usuários e desta forma eliminem ao máximo a possibilidade de fraudes. “O Certificado Digital é atualmente uma das mais seguras e acessíveis ferramentas neste sentido. Como ele gera uma assinatura única a cada uso, com o uso da criptografia, é praticamente impossível que se tenha algum tipo de fraude nas operações bancárias. Além disso, em 2016, foi agregada a biometria, que trouxe ainda mais segurança para os usuários”, diz Antônio Sérgio Cangiano, diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).
 
Em 2016, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou que os bancos com atuação no Brasil poderiam passar a usar os meios virtuais, desde que em ambiente seguro, para abrir e encerrar contas bancárias e de poupança pela internet. Para isso, é preciso o uso de tecnologia segura, como o Certificado Digital com biometria, que garante a veracidade destes processos e que já é de pleno conhecimento por parte do sistema bancário, acrescenta Cangiano.
 

A partir dessa autorização e de ferramentas como a certificação digital, a lucratividade dos bancos será crescente, já que muitas contas novas e outras que migrarem para o ambiente virtual passarão a fazer parte dessa nova realidade de mercado, diz o diretor executivo da ANCD. “Com o certificado digital ICP Brasil se evita diversos tipos de gastos que existem numa conta física, presencial, e, para o cliente, são oferecidos os mesmos serviços, com a facilidade de permitir o acesso em qualquer lugar, em qualquer horário, a partir de um computador, tablet ou smartphone. Quando passam a usar contas virtuais, os clientes logo percebem a praticidade proporcionada e se fidelizem ainda mais com o seu banco, passando a adquirir não apenas os serviços básicos, mas, em grande parte, outros tipos de serviços disponíveis”, complementa Cangiano.