Cerca de um milhão de contribuintes poderão, em 2014, ter menos trabalho ao preencher a Declaração de Imposto de Renda. A Receita Federal confirmou que todos os contribuintes que optam pelo modelo simplificado e possuem certificado digital receberão a declaração pré-preenchida, apenas para realização de ajustes ou adição de despesas e deduções. Com o e-CPF, da Serasa Experian, o cidadão consegue agilizar desde o preenchimento até o acompanhamento do processamento da declaração.
Já adotado em outros países, o modelo de declaração pré-preenchida agiliza o processo para o contribuinte, ao evitar que ele precise aguardar por declarações de rendimentos das empresas para qual trabalha, e também evita erros – consequentemente, reduzindo as chances de que a declaração vá parar na malha fina ou mesmo seja retida por contradições nos dados. Como o e-CPF permite monitorar todo o processo da declaração pela página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), caso vá parar na malha fina, o contribuinte pode regularizar a situação no mesmo dia se tiver realizado o preenchimento com o certificado digital.
Potencialmente, mais de 18 milhões de pessoas podem ser beneficiadas – este é o montante, segundo dados da Receita Federal, de contribuintes que optam pelo modelo simplificado de declaração do Imposto de Renda e que seriam beneficiadas com o pré-preenchimento. O e-CPF, porém, não será obrigatório para a declaração do Imposto de Renda em 2014.
O certificado digital e-CPF, da Serasa Experian, pode ser adquirido a partir de R$ 128,00, com validade de um ano. Com menos de R$ 11,00 por mês, o contribuinte pode agilizar todo o processo da declaração de imposto de renda e acompanhar o processo de restituição de forma mais ágil. Também é possível utilizar o e-CPF para visualizar declarações anteriores, verificar possíveis pendências, parcelar débitos ou retificar pagamentos.