A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) informa que pretende utilizar a certificação digital padrão ICP-Brasil no sistema de compensação digital de cheques por imagem, em vigor desde a semana passada.
O certificado será utilizado em toda a tramitação de dados. “Em 2012, quando estivermos usando a certificação digital, completaremos a fase de implantação do novo sistema, que agregará segurança, credibilidade e maior eficiência na compensação de cheques”, destaca o diretor adjunto de serviços da entidade, Walter Tadeu Faria.
Segundo ele, cada banco optou por uma modalidade. Há os que fazem a compensação na própria agência, utilizando scanners, enquanto outros utilizam centralizadoras regionais dos bancos.
Com a compensação digital por imagem, que torna mais ágil e padroniza o prazo de compensação, um cheque de até R$ 299,99 será compensado em dois dias. Acima desse valor, a compensação ocorrerá em um dia.
Entre as vantagens do novo sistema, Faria cita a economia e a segurança para os bancos, já que os cheques não serão mais transportados em malotes, o que evita roubos e fraudes.
“Já é possível constatar uma melhora nas rotinas diárias de compensação. A estimativa é que cada banco economize R$ 100 milhões por ano”, afirma.