Com a criação da sua diretoria executiva de dados em 2011, a Boa Vista Serviços, responsável pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), tornou-se a primeira empresa da América Latina a contar com um Chief Data Officer (CDO). A função responde pela gestão dos dados da organização para garantir a qualidade dos mesmos em todas as etapas de seu ciclo de vida na companhia – desde a negociação com fornecedores até sua utilização, passando por aquisição, captura, tratamento, armazenamento e disponibilidade.
O pioneirismo é justificado pelo perfil do negócio. A empresa nascida em 2010 é especializada em informações de crédito e administra um banco de dados com informações comerciais e cadastrais de mais de 130 milhões de empresas e consumidores com abrangência nacional. O SCPC atende a mais de um milhão de clientes direta ou indiretamente, com cerca de 145 milhões de transações realizadas mensalmente. As informações são capturadas por mais de 10 mil fornecedores. A empresa é a única no País que oferece autoconsulta gratuita de Cadastro de Pessoa Física (CPF) online para consumidores no Brasil, para verificação de débitos, restrições ou pendências financeiras, que já soma mais de dois milhões de acessos. “Trabalhamos com universos de dezenas de bilhões de informações com nível de atualização diária da ordem de 50%”, detalha o CEO da companhia, Dorival Dourado. “O dado, a informação, é nossa matéria-prima e seu uso tem finalidade e processo de estruturação diferente de empresas tradicionais, que vão usar a informação para gerir o seu negócio.”
Essa montanha de dados exige processos internos robustos para garantir a qualidade da informação e tranquilizar equipes comerciais e de produtos, bem como clientes. Com orçamento próprio, independente da TI, o departamento de dados se tornou uma área de negócios que absorveu verbas de cerca de R$ 8 milhões em iniciativas como formação de equipes, ferramentas, documentação e revisões de processos, adoção de metodologias como Data Management Body of Knowledge (“corpo de conhecimentos” sobre gerenciamento de dados) da Data Management Association (DAMA-DMBOCK) e PDCA (do inglês Plan – Do – Check – Act, ciclo de desenvolvimento com foco em melhoria contínua) e iniciativas de Big Data.
As metas levaram em conta um processo que vai desde a captura dos dados até sua disponibilização para garantir aos clientes diferencial competitivo apoiado em informações e plataformas tecnológicas para a concessão de crédito ágil, certeira e segura. “Gerenciar melhor o risco de crédito, alavancar vendas e processos comerciais e criar novos produtos e serviços foram os principais objetivos por trás da iniciativa”, diz o CEO, que teve sua carreira iniciada em TI e passou por outras áreas de negócio antes de chegar ao comando de uma empresa. “Nosso market share e a percepção de valor do cliente para nossos produtos ou serviços se dá através da organização e do tratamento que damos aos dados adquiridos no mercado, ganhando qualidade e oportunidade de gerar produtos para os clientes.”
Dourado, que está na indústria da informação há mais de dez anos, diz que sempre almejou contar com uma área específica destinada ao tratamento dos dados. Ele observa que a qualidade do processo permite à empresa não só a descoberta de novos nichos de mercado, mas a redução da taxa de risco para seus clientes. “Tivemos aumento significativo da receita de produtos baseados em inovação”, diz. Além disso, descreve, ter adotado processos contínuos de avaliação de qualidade ampliou o nível de controle do processo e permitiu medir o avanço em qualidade, com ganhos em lead time, atualização e acuracidade.
Os primeiros resultados começaram a surgir três meses após o início da área – o planejamento incluiu a apresentação de benefícios em no máximo a cada duas semanas ao longo de todo o ano de 2012. A agilidade e a acuracidade resultou em maior percepção de qualidade por parte das equipes, crescimento de receita e aumento do número de fornecedores de dados. Além disso, a empresa assumiu o papel de benchmark de referência no País e chegou a apresentar seus resultados para quase uma centena de CDOs do mercado americano em conferência sobre qualidade de dados promovida pelo Massachussets Institute of Techology (MIT) em Cambridge (EUA), em julho do ano passado.