Celepar investe em tecnologia e garante soluções de inteligência

 O maior projeto de modernização tecnológica da história de 50 anos da Celepar foi implantado nesta gestão. A companhia construiu um datacenter (sala-cofre segura que contém equipamentos de processamento, armazenamento e de comunicação de dados) que responde pelo atendimento à demanda crescente da administração estadual por soluções de tecnologia da informação e comunicação.

 
O ambiente, inaugurado no ano passado pelo governador Beto Richa, conta com 270 m2, incluindo uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital. Nele, estão alojadas informações dos mais de 900 sistemas que rodam na empresa, contendo informações de todas as áreas da administração pública estadual, como, por exemplo, os da cédula de identidade e da carteira nacional de habilitação, documentos emitidos no Paraná.
 
A solução contratada representa o que há de mais moderno em termos de tecnologia e garantirá para a Celepar e aos órgãos do Governo do Estado a possibilidade de implantação e manutenção de uma grande variedade de serviços e aplicações, com alto grau de desempenho, disponibilidade e segurança.
 
A construção do datacenter só foi possível, como explicou o presidente Jacson Carvalho Leite, mediante a retomada da evolução da plataforma tecnológica da companhia, tanto na área de processamento como de armazenamento de informações, gerando, desta maneira, condições para que a empresa esteja devidamente preparada para enfrentar os desafios dos próximos anos. Leite lembrou que a sala-cofre, a mais moderna da área pública no país, foi testada de acordo com os requisitos contidos no procedimento de certificação de organismos nacionais e internacionais.