CDL Uberaba é credenciada a emitir certificados digitais

 A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Uberaba), por meio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), acaba de se tornar mais uma Autoridade de Registro (AR), credenciada a emitir certificados digitais. O certificado digital é um documento eletrônico totalmente seguro, que garante proteção às transações on-line e a troca virtual de documentos, mensagens e dados com validade jurídica, bem como comprovar a identidade de uma pessoa, empresa ou site.

 
De acordo com o agente de Registro da CDL Uberaba, Thiago Silva, a emissão do certificado digital é rápida e simples, sendo que em apenas 20 minutos o cliente já obtém seu certificado. “Presente no nosso dia a dia, trata-se de uma tecnologia que vem para facilitar trabalhos, tanto da Pessoa Jurídica (PJ) quanto da Pessoa Física (PF). Movimentações que antes eram feitas através de registros, como selos, autenticações e documentos, serão substituídas por um chip criptografado e uma chave pública que tem a exclusiva proteção da identidade e de todos os dados do cliente”, explica.
 
O agente destaca ainda que acessos através de canais eletrônicos como na conectividade social, recolhimento de FGTS e na emissão de nota fiscal eletrônica significam um dos conceitos da certificação digital, que trará grandes avanços nas relações de mercado de Uberaba e região.
 
Thiago Silva observa ainda que a segurança é o ponto-chave da certificação digital. “Ficará ainda mais difícil falsificar documentos, uma vez que eles estão seguros dentro das chaves de segurança do certificado. Somente o portador com a senha poderá ter acesso. O sistema também contribui para reduzir os impactos ambientais causados pelo uso excessivo de papel, água e energia, tornando o ambiente de trabalho mais seguro, ágil e organizado. A tendência é que as aplicações com certificação digital cresçam cada vez mais e quem acompanhar este crescimento irá fazer excelentes negócios”, esclarece o agente de Registro.
 
Entre as vantagens da certificação digital, Silva destaca ainda a economia de tempo e redução de custos operacionais, a desburocratização de processos e a conveniência de ser representado digitalmente. O certificado é muito útil para empresas que emitem nota fiscal eletrônica (e-NF), pessoas físicas que precisam validar transações eletrônicas, como produtor rural, trabalhador autônomo, contadores ou empresários (e-CPF), e pessoas jurídicas que precisam validar transações eletrônicas (e-CNPJ), recolhimento de FGTS, conectividade social, além de admissão e demissão de funcionários.