Desde a última sexta-feira (1°), todos os médicos que realizarem inscrição no Conselho terão o CRM Digital, confeccionado pela Casa da Moeda do Brasil. A nova carteira é feita com um material plástico, similar ao usado para produzir cartões de crédito, e possui um chip que poderá ser ativado para certificação digital. A adesão ao novo documento é facultativa. A atual cédula de identidade, instituída pela Resolução CFM 1.827/07, será gradualmente substituída e permanecerá válida para todos os que prefiram continuar a utilizá-la.
O processo para emitir o certificado digital é similar ao da emissão de um documento de identidade (RG, CPF ou CRM). O interessado deve procurar uma Autoridade de Registro (AR) que esteja necessariamente vinculada a uma Autoridade Certificadora (AC) capaz de emitir um certificado digital ICP-Brasil.
Um acordo de cooperação entre o CFM e a Caixa Econômica Federal (CEF) permitiu um preço bastante acessível, se comparado aos valores praticados pelo mercado, para os médicos obterem a certificação digital. Esta será uma das opções, atraente também pela capilaridade da CEF, mas a escolha é livre.
Se o chip não for habilitado, a carteira não terá o recurso da certificação digital, mas funcionará como documento de identidade profissional de alta resistência e maior segurança contra falsificações.