Cartório em Campo Grande fornece certificados digitais

 Antecipando-se à tendência de tornar este serviço um dos principais carros-chefes do portfólio, a marca buscou em maio deste ano, parcerias estratégicas com a Autoridade de Registro – AR, CertCia para fornecer o certificado digital com a chancela da Valid Certificadora Digital. Atualmente a CertCia é a única Autoridade de Registro no Brasil a atender no canal de franchising. Apostando na abrangência da Cartório Mais, a empresa criou uma estrutura planejada para atender sob medida a rede. “Assim como nas demais regiões do país, temos em Campo Grande planos de negócios padronizados, agilidade, suporte e diligência no atendimento com abrangência em outros estados. Outra vantagem é o preço diferenciado”, lembra a diretora comercial da CertCia, Moriá Hummel.

 
O diretor de franchising da rede Cartório Mais Marcus Aurélio Naves afirma que atualmente a rede experimenta um crescimento de 47% na venda deste serviço nos últimos seis meses. Outra vantagem é a credibilidade que as franquias vêm empregando nestes atendimentos, com destaque para o trabalho desempenhado pelo empresário Luiz Alberto Salamene, franqueado exclusivo da Cartório Mais em Campo Grande. “Através das parcerias, empregamos mais agilidade no processo de emissão do certificado digital. Com isso, a rede de franqueados tem aproveitado estes atendimentos positivos para alavancar outros serviços do portfólio, ideais para o segmento empresarial, jurídico e contábil”, explica um dos fundadores da empresa.
 
Outro fator que gera otimismo é a ampliação da abrangência do Supersimples. “Os representantes legais, assim como as empresas enquadradas, deverão possuir um certificado digital. A tendência é que a Cartório Mais cresça ainda mais com isso, já que a rede está preparada para oferecer este e outros serviços de interesse do segmento”, comemora o diretor de franchising Marcus Naves.
 
Na prática, a expectativa da rede em Campo Grande é aumentar pelo menos 30% a venda do serviço. Para superar esta meta, a Cartório Mais vem firmando parcerias comerciais com sindicatos de autônomos e ampliando o quadro de agentes de registro (AGR) em todas as franquias brasileiras. Atualmente, 70% das franquias da rede oferecem o serviço.
 
Implantação
 
O marco legal da certificação digital no Brasil ocorreu em junho de 2000, com a criação da Política de Segurança da Informação nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal – APF. O objetivo era garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, assim como a realização de transações eletrônicas seguras. Mas foi a partir de 2006, que seu uso cresceu de forma significativa com a aprovação de uma lei que tornava legalmente válida a autenticação de documentos por certificados digitais.
 
Definição
 
O Certificado Digital é um documento eletrônico que oferece dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade, como uma carteira de identidade. No caso de pessoa física, esses dados correspondem a RG, CPF e endereço. No caso da pessoa jurídica, diz respeito ao estatuto ou contrato social, alterações contratuais, documentos de eleição da diretoria e CNPJ. O documento serve como uma espécie de substituto da assinatura convencional com reconhecimento de firma, facilitando as transações digitais.
 
A quem se destina?
A tecnologia está presente em segmentos que vão desde o comércio eletrônico, passando pelo contexto jurídico e também às exigências criadas para atendimento virtual da Receita Federal com destaque para o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, que visa integrar as diversas entidades fiscais – Receita Federal do Brasil, Secretarias de Estado da Fazenda e Secretarias de Finanças Municipais, dentre outras -, e os contribuintes pessoa jurídica.
 
O mercado é tão abrangente que inclui oportunidades como o Registro Eletrônico de Saúde, reunindo informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo a serem armazenadas.
 
Por quem o serviço é oferecido?
A emissão do Certificado Digital envolve três instâncias: um Ponto de Atendimento (PA), uma Autoridade de Registro (AR) e uma Autoridade Certificadora (AC). A Cartório Mais é um Ponto de Atendimento que tem vínculo com a CertCia (AR) e intermedia a emissão de Certificados Digitais chancelados pela VALID (AC).
 
Como obter o serviço?
Em linhas gerais, para obter um Certificado Digital, os seguintes passos devem ser seguidos:
1 – Escolha de uma Autoridade Certificadora regulamentada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras);
2 – Solicitação no próprio portal da internet da AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física ou jurídica;
3 – Validação presencial dirigindo-se pessoalmente a uma AR (vinculada à AC escolhida) para validar os dados preenchidos na solicitação;
4 – Aguardar notificação da AC e/ou AR sobre os procedimentos para baixar o certificado.
 
A Cartório Mais oferece esse serviço de forma desburocratizada, onde todas as etapas são realizadas pela Cartório Mais e suas parceiras internamente, proporcionando agilidade ao processo e comodidade ao cliente, que pode optar por receber seu Certificado Digital na própria franquia (PA), em sua residência ou local de trabalho, agendando um horário para o atendimento.