Carteira de identidade com chip

Todo cidadão brasileiro necessita de um documento que, depois da certidão de nascimento, é obrigatório para a realização de diversas tarefas diárias, como embarcar  em um voo, comprar produtos a prazo, fazer outros documentos e muitas outras necessidades, que é o RG ou Registro Geral que é o documento de identidade que passará por uma mudança significativa.
 
Agora o documento mais conhecido como carteira de identidade civil brasileiro terá um chip e começará a ser trocada e passará a se chamar Registro de Identidade Civil (RIC), sendo que inicialmente começará somente com a troca do documento de algumas pessoas que serão convocadas pelo governo federal. Os estados do Rio de Janeiro, de Salvador e Brasília serão os primeiros a ter cidadãos convocados para realizar a troca, e posteriormente os estados de Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins também terão cidadãos convocados para efetuar a troca do documento.
 
A nova carteira de identidade com chip foi lançada já faz algum tempo, mas somente agora a transição começa a ser feita e a estimativa do Ministério da Justiça é que sejam convocadas dois milhões de pessoas para efetuar a troca. O RIC deverá conter dados como os do documento anterior como o nome do cidadão, filiação, naturalidade e assinatura, mas também conterá um chip eletrônico e os dados serão impressos digitalmente gravados a laser em cartão magnético e com a adição de alguns outros dados o que em tese prejudicará a falsificação do documento.
 
A meta do governo federal é que todos os documentos do brasileiro sejam substituídos por um único registro que será comum para todos os documentos e que diminuirá problemas como as pessoas homônimas que possuem números de documentos diferentes.