Vai passar a ser possível o cidadão identificar-se com uma "chave móvel digital", ou seja, identificação por código de SMS, nas relações com o Estado. Os cidadãos vão poder identificar-se junto da administração pública através de um código SMS, num futuro próximo.
O projeto foi dado hoje a conhecer por Ana Pipa, da Agência para a Modernização Administrativa, durante a conferência realizada na Universidade de Aveiro e organizada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no âmbito do ciclo de Conferências Migrações no Século XXI.
Tecnicamente denominado "chave móvel digital", o projeto está a ser desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa e permite a autenticação pessoal através de um telemóvel registado no sistema, tablet ou outros meios eletrônicos. A tecnologia e os procedimentos vão ser muito semelhantes ao que já é hoje prática do sistema bancário na confirmação de operações de "Homebanking", ou seja, através da internet, em que é introduzido um conjunto de dígitos enviados por mensagem.
Outros projetos em desenvolvimento estão relacionados com o Cartão de Cidadão, que pode conter no seu "chip" um conjunto alargado de dados pessoais e está subaproveitado nas suas potencialidades, e com a assinatura digital.