Carta vai chamar quem tem que trocar identidade

Rio – A convocação dos selecionados para trocar a antiga carteira de identidade pelo novo cartão de Registro de Identidade Civil (RIC) começou ontem. Os moradores da Cidade do Rio, de Brasília e de Salvador serão os primeiros a receber as cartas informando sobre a troca. A escolha foi aleatória. Segundo o Ministério da Justiça, pequenas cidades de Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins também fazem parte do projeto-piloto.

Os cartões dos selecionados já estão prontos, porque foram feitos com base nos cadastros repassados pelos estados ao Ministério da Justiça. O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que inclui informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados.

O Ministério da Justiça estima que a substituição da carteira de identidade será feita gradualmente, ao longo de 10 anos. O novo modelo de documento promete acabar com as falsificações.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal, os novos dispositivos de segurança tornam o documento totalmente seguro, ao contrário da carteira de identidade atual, que é de papel. O Registro de Identidade Civil será feito em policarbonato especial, produto de circulação restrita, e um dispositivo de segurança impresso com tinta anti-scanner, impedindo a digitalização do documento. A foto será impressa a laser e haverá palavras em microletras e símbolos invisíveis a olho nu.