O workshop regional IMPA etapa Centro Oeste, continuou no período da tarde desta quinta-feira (24), em Brasília. O workshop tratou de temas no que se refere a AR Biométrica, Certificação Digital, biometria, base de documentos, acessos e monitoramento, Registro de Identidade Civil – RIC e integração empresas/governo. O objetivo do IMPA é promover debates sobre identificação civil e criminal a fim de propor soluções tecnológicas modernas que possam ser implantadas nos estados brasileiros, garantindo a unicidade do cidadão e evitando fraudes.
Em sua fala, a Perita Criminal Federal do Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal (INC/DPF), Narumi Pereira Lima, destacou a base física de documentos de identidade quanto aos itens de segurança. Na sequência, o Diretor Executivo do Mercado de Segurança da Indra Brasil, Tácito Augusto Silva Leite, conduziu a palestra sobre identificação biométrica na Espanha e em Portugal. “Nos dois países, a Indra trabalhou como integradora de infraestrutura de chave pública (PKI), de equipamento e estrutura e do processo de certificação”, frisou Tácito.
Em meio às palestras, o papiloscopista da Polícia Federal, Ricardo Gelak, contribuiu com apresentação do Instituto Nacional de Identificação – INI/DPF. Gelak explanou a finalidade do órgão, a interlocução com a Interpol, a capilaridade do AFIS/DPF e o estudo de caso: AFIS e a cooperação técnica com Rondônia, firmado entre Senasp, Sesdec e DPF.
O Projeto RIC foi apresentado pelo Diretor do Instituto de Identificação do Paraná e membro do Comitê Gestor do RIC (Registro de Identidade Civil), Newton Rocha. O Diretor destacou as novas diretrizes do projeto, seus desafios e os passos previstos, com a finalidade de criar uma área especifica no Ministério da Justiça para coordenar o desenvolvimento do RIC.
Carlos Saraiva, Diretor do II/DF e Presidente do Conadi, também prestigiou o workshop com uma apresentação. Esta finalizou a pauta de apresentações do dia com o tema “Atribuição/Competência dos Órgãos de Identificação no Processo de Certificação de Identidade”.
Edson Rezende, Diretor de Identificação Digital da Abrid, agradeceu o apoio dos Diretores dos Institutos de Identificação e dos representantes, bem como do Conadi e das empresas patrocinadoras. “Sem o apoio destes o evento não teria ocorrido”, destacou.
