Os usuários da unidade Zacarias Furtado de Lima e Central, de Campo Verde (próximo a Cuiabá) passam a contar com o Sistema de Saúde Digital, tornando o atendimento mais ágil no Programa de Saúde da Família (PSF). O sistema pioneiro no Estado de Mato Grosso foi implantado no município pela Prefeitura de Campo Verde, através da secretaria de Saúde.
O programa Saúde Digital, tem como objetivo ofertar serviços de qualidade à população e possibilitar o acompanhamento em tempo real, da gestão do atendimento dos pacientes da cidade. Trata-se da tecnologia da biometria que permite o acesso aos dados do paciente por meio de suas digitais.
Segundo o prefeito Dimorvan Alencar Brescancim, o PSF Zacarias foi escolhido para ser uma unidade piloto e depois será implantado em outras unidades de Saúde. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde a unidade de PSF Zacarias e Central contam com aproximadamente cinco mil usuários cadastrados.
Para Brescancim uma das finalidades principais do programa é que será possível utilizar a tecnologia para promover uma integração entre as treze unidades de Saúde que serão informatizadas. “O cadastro dos usuários será feito com biometria. Ou seja, sempre que o paciente tiver um atendimento, basta a impressão digital para que todo o seu histórico esteja a disposição dos médicos e enfermeiros. O Saúde Digital será integrado com as unidades de Saúde do município”, informou o prefeito.
O investimento resulta em maior agilidade no atendimento dos pacientes, os prontuários são emitidos através do computador e também facilita o acesso aos exames pelos médicos em qualquer unidade de saúde da Prefeitura.