A partir de 13 de maio, a Caixa Econômica Federal (CEF) passa a exigir que empresas com mais de 500 funcionários acessem o canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social somente com o uso de certificado digital, no modelo ICP-Brasil, formato regulado e determinado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Ao longo do ano, outras empresas também deverão se adequar a exigência de acordo com o cronograma apresentado pela CEF, que leva em consideração o número de colaboradores da companhia.
Atualmente, o Conectividade Social é destinado às empresas e escritórios de contabilidade e tem como principal função informar todas as obrigações relacionadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Por meio desse sistema é possível transmitir arquivos de recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social (SEFIP), via Internet, bem como ter acesso ao sistema da Caixa PIS/Empresa e ao relatório de informação de Saldo (IS). Segundo Júlio Cosentino, vice-presidente de relações institucionais da Certisign, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções de certificação digital, o processo para aquisição do certificado digital é simples e online, sendo necessário comparecer presencialmente apenas no momento de validação. “Com essa mudança o empresário ganha muito mais benefícios, como a agilidade no processo de recolhimento do FGTS, redução de tempo e gastos operacionais, além de garantir segurança jurídica dos dados que transitarem virtualmente no sistema operacional da Caixa”, explica. Sendo assim, após as datas estipuladas e, a partir da circular de nº 547/2011, a Caixa Econômica Federal informa que o acesso ao site do serviço será apenas via Internet, inclusive para o envio e recebimento de arquivos por meio do endereço www.caixa.gov.br.
Downloads
Os manuais técnicos e outras informações podem ser baixados diretamente no site da Caixa no link (http://www.caixa.gov.br/fgts/conectividade_social_ICP.asp). Logo em seguida, o interessado pode acessar o site da Certisign (www.certisign.com.br) e escolher virtualmente o certificado digital mais adequado para o seu negócio.
Para validar o certificado digital o cliente deve comparecer a um dos mais de 500 postos que a Certisign possui em todo o país munido de original de cópia dos documentos solicitados.
Para obter mais informações esclarecer dúvidas o empresário pode manter contato com a Certisign pelas redes sociais do Twitter (www.twitter.com/certisign), Facebook (www.facebook.com/certisign) e Formspring (http://www.formspring.me/certisign) ou ainda acessar o site www.certisignexplica.com.br.
Certificação Digital
A Certificação Digital é a sua identidade na rede seja ela uma pessoa ou empresa na internet. Trata-se de uma tecnologia reconhecida por Lei que atribui um nível maior de segurança nas transações eletrônicas, permitindo a autenticação, a garantia jurídica e a confiabilidade dos documentos e dados enviados e recebidos eletronicamente.
Sobre a Certisign
Com foco exclusivo em soluções que contemplam a certificação digital, a Certisign é uma das três primeiras autoridades certificadoras do mundo e a primeira da América Latina. A empresa, sediada em São Paulo, possui mais de 500 pontos de atendimento distribuídos pelo país e já alcançou mais de 2,3 milhões de emissões de certificados. A tecnologia garante aos clientes da companhia um ambiente digital mais seguro, protegendo a identidade do usuário na rede.