Aconteceu hoje (20), a Etapa Brasília do 10º CertForum. A abertura do evento contou com a presença do vice-governador de Brasília, Tadeu Filippelli, com o presidente da ABRID, Célio Ribeiro, o diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, o diretor do Departamento de Serviços de Rede da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Jacob Batista de Castro Junior, o superintendente da Dataprev, Hermes Palacios, o presidente da APCF, Hélio Buchmüller e o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Ludovino Lopes.
Brasília é a única cidade que sediou todas as 10 etapas do CertForum, e desde 2003, discute-se essa “revolução” de troca de documentos em papel para o eletrônico e temas correlatos à certificação digital. Para Célio Ribeiro, o CertForum é um momento que as empresas podem mostrar as novidades tecnológicas desenvolvidas. “Agora é a hora do setor privado mostrar o que tem de melhor para subsidiar o governo na escolha da tecnologia para beneficio do cidadão brasileiro”, conclui.
O fórum foi separado em cinco mesas sobre diversas vertentes do Certificado digital, sendo elas: “O plano nacional de desmaterialização de processos e o pacto mundial de economia digital pela sustentabilidade”, “Os avanços da certificação da ICP-Brasil”, “Certificação Digital: Segurança nas transações bancárias”, “Certificação Digital aplicado ao direito brasileiro” e “A Certificação Digital da IPC Brasil nas ações de governo”.
Durante o evento houve ainda o lançamento do novo site do ITI, feito na plataforma Joomla para melhorar e facilitar o acesso do usuário. Além da apresentação da cartilha da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) sobre os benefícios e aplicações da Certificação Digital.
