Ao longo de dois dias intensos de palestras, acontece o maior fórum sobre certificação digital no padrão da ICP-Brasil, o 12º CertForum – Fórum de Certificação Digital, realizado nesta terça-feira (27), dando continuidade nessa quarta-feira (28), em Brasília. O fórum é organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID e realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, e conta com a participação de palestrantes e personalidades de diversos setores das esferas pública e privada.
Contribuindo com palavras incentivadoras no painel de abertura junto aos demais gestores, o Presidente-Executivo da Abrid, Dr. Célio Ribeiro, salientou que a Abrid tem orgulho de, cada vez mais, trabalhar junto a outras instituições, impulsionando a troca de informações e conhecimentos. Célio Ribeiro também destacou os avanços dos projetos de identificação no âmbito do Exercito Brasileiro e no TSE. Disse ainda que, infelizmente, a tão esperada e necessária implantação da nova identidade brasileira ainda não ocorreu, mas que todos os esforços continuarão a ser empregados para o efetivo inicio do RIC no Brasil e que " desejo que alguém esteja ano que vem, aqui na próxima edição do CertForum, palestrando sobre o projeto RIC e suas consequências positivas para todo o povo brasileiro".
Na pauta de programação do dia, colaborando com apresentações enriquecedoras, palestrantes foram convidados a exibirem seus cases. O Gerente de Compras e Contratações da Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, Dr. Fernando Mattedi, expôs a ICP-Brasil na assinatura de Contratos da empresa. “Após a implantação dessa ferramenta, nossos processos ficaram menos burocráticos. Ganhamos na agilidade, mobilidade, redução de custos e qualidade”, afirmou.
O Governo Federal por meio de seus serviços on-line disponíveis ao empresariado brasileiro imprime um forte ritmo na modernização da gestão pública. Sendo assim, há aplicações que são exemplos na esfera pública que fazem uso do certificado digital ICP-Brasil. O Secretário de Competitividade e Gestão da Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa, Carlos Leony, e o Coordenador Geral de Sistemas de Fiscalização da Receita Federal, Dr. Daniel Belmiro, palestraram sobre o Portal da Micro e Pequena Empresa e o e-Social, respectivamente.
Segundo Carlos Leony, há uma proposta de criação de um canal de internet prático chamado “Portal Empresa Simples”. “Com o portal queremos desburocratizar e criar um ambiente propício para fornecedores e compradores pela internet”, disse o secretário. Mas para isso, a aquisição do certificado digital é inevitável. “Não há outro jeito de trabalharmos sem a certificação digital. Pensando nisso, já estamos trabalhando em um projeto para que a distribuição dos certificados seja subsidiada para as microempresas”, revelou Leony.
Dr. Daniel Belmiro, por sua vez, explanou que o e-Social é uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas, viabilizando o acesso aos cidadãos. “Nosso objetivo é melhorar os instrumentos de manuseio para que os empregadores cumpram suas obrigações empregatícias”. Este projeto teve apoio da Receita Federal, da Caixa Econômica, da Previdência Social e do Ministério do Trabalho e Emprego.
> 12º certForum seguiu com o segundo dia de palestras
> Cases de sucesso movimentaram o 12º CertForum
> Chega ao fim primeiro dia do 12º CertForum
> Cases de sucesso movimentaram o 12º CertForum
> Chega ao fim primeiro dia do 12º CertForum