A Boa Vista Serviços informou que fechou um acordo com a empresa Valid Certificadora para distribuir certificados digitais e produtos de autenticação de transações eletrônicas e documentos. Segundo comunicado divulgado, o negócio tem caráter operacional e não prevê negociações societárias.
A nota informa que o foco inicial da parceria “são as 4,1 milhões de empresas que têm obrigação legal de manter relacionamento com a autoridade fiscal por meio eletrônico, e que, para tanto, precisam emitir seus certificados digitais ICP-Brasil”.
A ideia do acordo é comercializar certificados aproveitando o banco de dados da Boa Vista, que é administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), enquanto a Valid entrará com a parte tecnológica.
Segundo o comunicado, a tecnologia que a Valid vai disponibilizar é homologada e credenciada pela ICP-Brasil. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é a autoridade certificadora da ICP-Brasil – infraestrutura de chaves públicas brasileiras. A certificação digital é adotada no Brasil desde 2002.