O Projeto Biometria inicia nesta quarta-feira (23) com o objetivo de descobrir eventuais potencialidades de alunos da rede municipal de ensino em Maringá para o melhor direcionamento de práticas esportivas saudáveis. Cerca de 850 crianças das escolas Ariolvaldo Moreno, João Batista Sanchez, Nadir Maria Alegretti, Miriam Leila Palandri e Odilon Túlio Vargas participarão dos testes, que serão aplicados até o dia 7 de agosto.
As avaliações serão coordenadas pelos professores da Secretaria de Esportes e Lazer Celso Biasi, Maico Tozzo e equipe. O projeto conta ainda com a colaboração da coordenadora Cynthia Catarina de Oliveira.
Serão aplicados testes com medidas de crescimento como peso, altura e envergadura, composição corporal (IMC), aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade corporal, resistência muscular localizada e análises voltadas ao desenvolvimento esportivo que abrigam força dos membros superiores e inferiores, agilidade e velocidade.
A biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos, e um auxílio na coleta de dados através de avaliação física. Esse processo é utilizado para construir indicadores de crescimento, desenvolvimento corporal e motor das crianças e adolescentes, controlando a obesidade infantil e direcionando os alunos para as modalidades em que eles têm maior aptidão.