O sistema de biometria facial deverá estar em funcionamento em toda a frota de ônibus de São Luís até o mês de abril, de acordo com o Superintendente de Transportes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Nilson Brasiliano.
Atualmente, o sistema foi instalado em oito linhas de ônibus que circulam na área Itaqui-Bacanga. Ainda de acordo com o superintendente, somente no mês de janeiro já foram bloqueadas 579 carteiras de transporte. " O resultado dessa fase de testes na área Itaqui-Bacanga, do dia 02 ao dia 20 de janeiro, é que 579 carteiras já foram bloqueadas pelo uso indevido de meia-passagem para estudantes e gratuidade para idosos", afirmou.
Biometria Facial
O sistema de biometia facial funciona através do reconhecimento do rosto do titular do cartão de gratuidade ou de meia-passagem. Ao encostar o cartão na máquina para liberar a catraca do ônibus, o aparelho de biometria facial faz três fotografias do rosto da pessoa que está fazendo o uso do benefício. Essas imagens são enviadas em tempo real para banco de dados da Prefeitura de São Luís, onde é realizada uma comparação entre o rosto da pessoa que está usando o cartão e o que está no sistema.
Caso seja registrado até 40% de semelhança entre o rosto que está no banco de dados e o da pessoa que está utilizando o cartão de gratuidade ou meia-passagem, não há fraude. Abaixo desse percentual, já é levantada a suspeita de irregularidade. É gerado um relatório e o benefício bloqueado temporariamente ou suspenso automaticamente.