Os trabalhos da biometria na Chapada e Santo Antônio se encerram nesta sexta-feira, 27 de janeiro. A revisão do eleitorado, necessária para adequar o número de eleitores à realidade do município, acontece concomitante com o cadastramento biométrico, por meio do qual são colhidas informações do eleitor como fotografia e impressões digitais.
Estes dados serão utilizadas nas novas urnas eletrônicas. Elas possuem um dispositivo que confirma a identidade do eleitor e impede, com 100% de segurança, que uma pessoa vote no lugar de outra. O município que aponta o maior número de possíveis cancelamentos é Santo Antônio do Leverger, com 3.545 eleitores. Em Chapada dos Guimarães, o número é um pouco menor e atinge 2.864 eleitores. Contudo, apesar de indicar um possível decréscimo no eleitorado das duas cidades, o impacto dos procedimentos revisionais não será tão extenso, pois durante a revisão muitos eleitores compareceram para tirar o primeiro título eleitoral e até mesmo transferir o domicílio eleitoral para esses municípios.
Ao computar os novos eleitores (tanto os que tiraram o primeiro título quanto os que mudaram seu domicílio eleitoral para lá), Chapada dos Guimarães passou a possuir 11.860 eleitores cadastrados. Da mesma forma, o município de Santo Antônio do Leverger já computa 11.675 eleitores aptos a votar. (dados até 25/01/2012).Antes da revisão, o eleitorado de Chapada dos Guimarães era de 13.826 votantes e de Santo Antônio, 13.888. Nestes dois municípios havia a previsão de encerrar a revisão biométrica em dezembro de 2011. Porém, em razão da baixa procura inicial, os trabalhos foram prorrogados até o dia 27 de janeiro. Em Chapada dos Guimarães, o atendimento está sendo realizado no Cento de Apoio ao Turista, já em Santo Antônio do Leverger o trabalhos revisionais acontecem na Câmara Municipal.