Biometria é usada por unidades de saúde conveniadas ao SUS

 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, neste mês de outubro, a expansão do sistema Biosus. Até o fim do mês, todos os hospitais e clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) passarão a realizar a identificação da população por meio da digital.

O sistema, criado pelos técnicos da Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) da SMS, tem a função de confirmar todos os procedimentos realizados pelo SUS, junto aos prestadores de serviço, por meio da biometria (identificação digital).

Alagoas é o Estado pioneiro na implementação do sistema. O processo foi iniciado em novembro de 2011, com o desenvolvimento do projeto-piloto.

Em abril deste ano, o Biosus foi implantado, primeiro com os pacientes que utilizam os serviços de média e alta complexidade, como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e tratamento do glaucoma. Os resultados foram considerados bastante positivos.

“Desde o ano passado, iniciamos a ação, com a elaboração do projeto-piloto e os treinamentos. Hoje, estamos expandindo o sistema para todos os prestadores do SUS existentes na cidade”, declarou Túlio Medeiros, gerente de tecnologia da secretaria.

Os leitores biométricos identificam a impressão digital dos cadastrados e enviam as informações para o sistema Biosus, que é on-line, como explicou Túlio Medeiros.

Os agentes que utilizarão o sistema passaram por treinamento e cadastrarão as pessoas que ainda não foram inseridas no banco de dados da SMS, mas usam os serviços do SUS.