Bilhetagem de nova geração para transportes públicos na “cidade inovadora” da Colômbia

Um projeto-piloto na segunda maior área metropolitana da Colômbia promete demonstrar como um sistema de bilhetagem para transportes públicos baseado em uma tecnologia de cartão inteligente sem necessidade de contato pode tornar a utilização destes transportes mais conveniente para milhões de passageiros, ao mesmo tempo em que oferece opções de comércio sem recurso a dinheiro. A solução de cartão inteligente usa um controlador de segurança da Infineon Technologies AG (FSE: IFX / OTCQX: IFNNY) e assenta no padrão aberto de segurança CIPURSE™ para sistemas de bilhetagem de transportes públicos.
 
Oficiais da cidade de Medellín selecionaram o Stratos Group SA para implementar o projeto-piloto, que envolve um sistema específico de bilhetagem para um grupo selecionado de passageiros que usem oito das linhas de ônibus da região metropolitana, a qual opera 885 veículos e serve mais de 300.000 passageiros diariamente (quase um terço do número médio de passageiros de ônibus da região). O padrão aberto CIPURSE, e subsequentemente o controlador de segurança Infineon, foi selecionado pela sua compatibilidade com bilhetes padronizados, aplicações adicionais que permitem o uso do cartão inteligente, bem como pelo potencial para expandir o sistema de modo a incluir os dispositivos móveis do usuário, tais como smartphones e relógios inteligentes.
  
Com o novo cartão inteligente "efectiva", a experiência de usuário proporcionada aos viajantes é significativamente melhorada. Para além do pagamento de tarifas, o cartão multifuncional suporta até sete aplicações adicionais. Por exemplo, pode ser usado para pagar artigos em quiosques, para controlar o acesso em edifícios de escritórios e para recolher pontos de fidelização dos clientes.
 
"Graças aos chips de segurança da Infineon, fomos capazes de desenvolver uma solução de cartão inteligente multifuncional que é segura, flexível e sustentável", afirma Jaime Patino Escobar, CEO do Stratos Group. "Beneficia simultaneamente os clientes e as empresas de transporte."   
 
"Cada vez mais pessoas viverão em regiões metropolitanas nas próximas décadas e usarão os transportes públicos. Com um sistema de bilhetagem baseado em produtos com chip de segurança, não proporcionamos apenas procedimentos agilizados nos pontos de acesso, mas também melhoramos e simplificamos a vida quotidiana das pessoas", diz Arnaud Moser, diretor do departamento de desenvolvimento do cartão inteligente e de produtos de segurança na filial da Infineon Technologies na América do Norte. "A escolha do padrão aberto CIPURSE para este projeto-piloto demonstra que a cidade de Medellín reconhece o valor da criação de um sistema sustentado por um ecossistema de fornecedores de soluções e tecnologias."
 
As previsões indicam que, até 2050, quase 70 por cento da população mundial viverá em áreas urbanas. América do Sul e Ásia-Pacífico são as principais regiões de crescimento das megacidades. Os transportes públicos e as soluções de transporte rápido e seguro tornar-se-ão consequentemente um importante alicerce do desenvolvimento urbano.
 
O padrão de segurança CIPURSE™ – flexível, seguro e multifuncional
O CIPURSE™ é um padrão aberto de segurança que está disponível para qualquer empresa. A definição conjunta das especificações dos produtos e os procedimentos independentes de teste asseguram que os produtos baseados no CIPURSE™ são compatíveis entre si. Os dados dos usuários são transmitidos usando tecnologias sem contacto e podem, por conseguinte, ser carregados não só para cartões inteligentes sem contacto, mas também para smartphones ou relógios inteligentes.
 
Independentemente de se usar um cartão inteligente ou um dispositivo móvel, os dados do usuário estão efetivamente protegidos. O padrão de segurança é baseado na criptografia AES (Padrão de Criptografia Avançada). Os dados não são apenas criptografados para armazenamento no cartão ou dispositivo móvel, mas também para envio para o leitor.
 
O CIPURSE é definido pela OSPT Alliance e é suportado por empresas líderes como a Deutsche Telekom, Giesecke & Devrient, Oberthur Technologies e Samsung.
 
Os chips Infineon permitem uma transmissão de dados particularmente rápida 
A confiabilidade e a velocidade das transações sem contacto desempenham também um papel muito importante nos sistemas de bilhetagem modernos. Os chips de controlador seguro da Infineon conseguem taxas de transferência de dados significativamente melhores do que o tempo de transação padrão da indústria, 0,2 segundos.  Isso reduz a possibilidade de enchentes nas catracas, o que melhora a comodidade dos usuários e a aceitação de soluções de bilhetes eletrônicos por parte dos mesmos.
 
A Infineon é um dos principais fornecedores mundiais de soluções seguras de semicondutores para aplicações de bilhetagem para transportes públicos. Mais de cinco bilhões de chips de segurança da Infineon encontram-se funcionando em sistemas de bilhetes eletrônicos, tais como o ov-chipkaart nos Países Baixos e o T-Money em Seul. Para o desenvolvimento de sistemas de bilhetagem avançados e orientados para o futuro, que possam dar resposta às exigências de uma urbanização em expansão, a Infineon recorre ao padrão aberto CIPURSE e ao seu portfólio completo de produtos que inclui cartões inteligentes, bilhetes de uso único e leitores baseados no CIPURSE.
 
Sobre a Infineon
A Infineon Technologies AG é um líder mundial em semicondutores. A Infineon oferece soluções de sistemas e produtos para dar resposta a três desafios centrais da sociedade moderna: eficiência energética, mobilidade e segurança. No ano fiscal de 2014 (terminado a 30 de setembro), a empresa comunicou vendas de 4,3 bilhões de euros, empregando quase 29.800 funcionários em todo o mundo. Em janeiro de 2015, a Infineon adquiriu a International Rectifier Corporation, empresa sediada nos Estados Unidos e líder em tecnologias de gerenciamento de energia, com receitas de 1,1 bilhão de dólares (ano fiscal de 2014, terminado a 29 de junho) e aproximadamente 4200 trabalhadores.
 

Mais informações disponíveis em www.infineon.com