A última etapa do 8º Fórum de Certificação Digital (8º CertForum) ocorreu hoje (18/11), em Belém (PA). O objetivo do evento é aprofundar as questões debatidas no evento do ano passado, como as aplicabilidades do certificado digital e do Registro de Identidade Civil (RIC). O CertForum é uma realização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a organização é da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).
O diretor de Identificação Digital da ABRID, Edson Rezende, participou como moderador da mesa “O Cenário do RIC e da Certificação”. Para Rezende, o evento é uma oportunidade de conhecer as iniciativas e políticas públicas que estão sendo desenvolvidas no setor. “O CertForum é importante não só para tratar de questões técnicas, mas também para que as pessoas conheçam projetos importantes que estão sendo implantados no Brasil, como o RIC, a nova identidade dos brasileiros”.
Além de Belém, as etapas regionais do CertForum ocorreram nas cidades de Belo Horizonte (08/04), Rio de Janeiro (06/05), Recife (20/05) e São Paulo (30 /06). O evento de Brasília, aconteceu nos dias 08 a 10 de junho, e reuniu, pelo segundo ano consecutivo, o CertForum com o Encontro Nacional de Identificação, resultando no II Congresso da Cidadania Digital.
A Assessora de Comunicação do ITI, Denise Direito, ressaltou a importância das edições regionais do evento. “As etapas regionais são muito importantes porque permitem o intercâmbio de informações e propiciam o conhecimento das diferentes realidades dos estados em relação à certificação digital e suas implicações”, afirmou.
A etapa Belém teve apoio da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Banco do Estado do Pará (BANPARÁ), SEBRAE e Secretária de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará. As empresas associadas à ABRID que patrocinaram o evento foram Akiyama, Casa da Moeda do Brasil, GD Burti, Gemalto, Iafis do Brasil, Intelcav, Montreal Informática, Oberthur Technologies, Kinegram, Safran Morpho, Thomas Greg e Sons e Valid.