A Bayer MaterialScience anunciou a construção de uma fábrica de alta tecnologia para a produção de materiais de poliuretano. O polímero é aplicado principalmente para revestimentos automotivos, têxteis, de adesivos e de tintas industriais. Localizada no polo químico Chempark, na cidade alemã de Leverkusen, a unidade será integrada à planta já operante destinada à produção dos polímeros diisocianato de hexametileno (HDI) e isoforona diisocianato (IPDI).
De acordo com a companhia, como resposta às tendências globais, serão desenvolvidas matérias-primas que aliam modernização ao princípio da sustentabilidade. “Se quisermos atender à demanda crescente de matérias-primas para revestimento e adesivos, temos que ajustar nossas capacidades neste sentido", declarou chefe da Unidade de Negócios de Revestimentos, Adesivos e Especialidades e membro do Comitê Executivo da Bayer MaterialScience, Daniel Meyer.
Uma das principais apostas é um material de alto desempenho para revestimento automotivo. O produto de poliuretano apresenta baixo teor de solventes em sua formulação e é pouco agressivo ao meio ambiente.
Os investimentos voltados à expansão da capacidade de produção da empresa estão em € 35 milhões, e estão sendo realizados com o objetivo de fortalecer a atuação da Bayer dentro e fora do território alemão e priorizar a geração de empregos. Ainda, o CEO da Bayer, Dr. Marijn Dekkers, destacou que a divisão MaterialScience deve investir pelo menos € 700 milhões em despesas de capital na Alemanha durante os próximos três anos. A fábrica deve iniciar suas atividades no segundo semestre de 2013.